Topo

Você sabe quem são os dirigentes do futebol mundial que foram presos?

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/05/2015 06h00

Operação liderada pelo FBI (polícia federal dos Estados Unidos) na última quarta-feira (26) levou seis dirigentes do futebol mundial à prisão. Os cartolas foram interpelados em Zurique (Suíça), onde estavam para o congresso anual da Fifa. A lista de detidos conta com o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol) e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), mas você sabe quem são os outros indiciados?

A lista tem nomes como o do uruguaio Eugenio Figueredo, ex-presidente da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). A Fifa anunciou banimento temporário de 11 nomes envolvidos no escândalo de corrupção.

Segundo o comunicado do Departamento de Justiça, um total de 14 réus são acusados de extorsão, fraude, lavagem de dinheiro, entre outras irregularidades. A investigação aponta suborno de US$ 150 milhões (cerca de R$ 450 milhões) em questões ligadas a transmissão de jogos e direitos de marketing do futebol na América do Sul e Estados Unidos.

José Maria Marin, Brasil, 83 anos – Ex-presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol) e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Marin também foi governador de São Paulo entre 1982 e 1983, quando Paulo Maluf deixou o cargo para tentar um cargo na Câmara dos Deputados. Era o primeiro vice-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), mas foi afastado do cargo até a conclusão do processo.

Eugenio Figueredo, Uruguai, 83 anos – Vice-presidente da Fifa, uruguaio foi mandatário na associação de futebol de seu país entre 1997 e 2006. Em 2013, assumiu o comando da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), cargo que ocupou até agosto de 2014.

Jeffrey Webb, Ilhas Cayman, 50 anos – Presidente da federação de futebol das Ilhas Cayman e da Concacaf (Confederação de futebol das Américas do Norte e Central), dirigente também é membro do comitê executivo e vice-presidente da Fifa. Fez carreira trabalhando em bancos.

Eduardo Li, Costa Rica, 56 anos – Costarriquenho é presidente da federação de futebol de seu país e membro dos comitês executivos de Fifa e Concacaf. Trabalha como empresário.

Julio Rocha, Nicarágua, 64 anos – Presidente da federação de futebol da Nicarágua por mais de 25 anos, Rocha deixou o cargo em 2012. Membro do comitê de desenvolvimento da Fifa, já esteve envolvido em denúncias sobre resultados arranjados e apostas esportivas em seu país.

Rafael Esquivel, Venezuela, 68 anos – Membro do comitê disciplinar da Fifa, dirigente sul-americano é presidente da federação de futebol de seu país e trabalha no comitê executivo da Conmebol.

Costas Takkas, Inglaterra, 58 anos – Ex-secretário-geral da federação de futebol das Ilhas Cayman, dirigente é empresário e trabalha na equipe do atual presidente da Concacaf.

Também foram condenados:

J. Hawilla, Brasil, 71 anos – Jornalista e empresário, fundador da empresa de marketing esportivo Traffic.

Chales Blazer, Estados Unidos, 70 anos – Foi secretário-geral da Concacaf e membro do comitê executivo da Fifa

Daryan Warner, Trinidad e Tobago, 46 anos – Filho de Jack Warner, ex-presidente da Concacaf e ex-vice-presidente da Fifa.

Daryll Warner, Estados Unidos, 40 anos – Filho de Jack Warner, ex-presidente da Concacaf e ex-vice-presidente da Fifa.

Traffic International (Ilhas Cayman) – Empresa de marketing esportivo

Traffic USA (Estados Unidos) – Empresa de marketing esportivo

Acusados:

Jack Warner, Trinidad e Tobago, 72 anos – Ex-presidente da Concacaf e ex-vice-presidente da Fifa. É até hoje uma personalidade muito influente no futebol de Trinidad e Tobago e em toda a Concacaf.

Nicolás Leoz, Paraguai, 86 anos – Foi presidente da Conmebol e membro do comitê executivo da Fifa.

José Lázaro Margulies, Brasil, 75 anos – Presidente da Valente Corp. and Somerton Ltd.

Aaron Davidson, Estados Unidos, 44 anos – Ex-presidente da Traffic USA

Alejandro Burzaco, Argentina, 50 anos – Responsável pela empresa de marketing esportivo Torneos y Competencias SA e suas afiliadas.

Hugo Jinkis, Argentina, 70 anos – Responsável pela empresa de marketing esportivo Full Play SA.

Mariano Jinkis, Argentina, 40 anos – Filho de Hugo, Mariano é funcionário da empresa de marketing esportivo Full Play SA.