Topo

Apenas dois gols em sete jogos: Corinthians de Tite revive fantasma de 2013

Ataque do Corinthians sofre com a falta de gols nos últimos sete jogos - Ricardo Nogueira/Folhapress
Ataque do Corinthians sofre com a falta de gols nos últimos sete jogos Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

01/06/2015 06h00

O Corinthians deu sequência à escassez de gols na temporada 2015 ao ser derrotado pelo Palmeiras por 2 a 0. O time treinado por Tite, com o resultado, registra apenas dois gols feitos nos últimos sete jogos, igualando a marca de outubro de 2013.

Naquela temporada, com Tite no comando da equipe, o Corinthians ainda amargou uma série ainda pior. Em setembro daquele ano, o time alvinegro foi às redes somente uma vez em nove confrontos. Nas últimas sete partidas, o time corintiano marcou nas vitórias por 1 a 0 sobre Cruzeiro (gol de Romero) e Chapecoense (com Fábio Santos, após desvio de Mendoza).

A fase atual do Corinthians, principalmente do ataque, contrasta com os primeiros jogos de 2015. A média de gols nos últimos sete jogos é de 0,29, contra 1,87 nos 24 confrontos iniciais do ano — o ataque fez 45 gols nesse período.

Em setembro de 2013, após vencer o Flamengo por 4 a 0 no Pacaembu, o Corinthians viveu um fase ruim, com poucos gols marcados. Em oito jogos, o time de Tite foi às redes apenas uma vez — na derrota por 2 a 1 sobre o Goiás, gol de Alexandre Pato.

Naquela ocasião, o jejum terminou contra o Bahia, na vitória por 2 a 0 (Guerrero e o zagueiro Cléber fizeram). Depois, em outubro, o time alvinegro voltou a marcar poucos gols nos sete confrontos seguintes ao marcar apenas dois gols, no mesmo desempenho da temporada atual.

Desfalques

Neste domingo, o Corinthians levou pouco perigo à meta do Palmeiras. Inicialmente, Romero atuou mais avançado durante a etapa inicial. No segundo tempo, Mendoza entrou na vaga de Ralf. Petros, em seguida, deu lugar a Danilo, que passou a jogar na referência do time.

A equipe não pôde contar com Guerrero e Emerson. O primeiro já deixou o Parque São Jorge rumo ao Flamengo. O segundo tem contrato com o clube até 31 de julho e não ficou nem no banco de reservas. Malcom, um dos substitutos, serve a seleção brasileira no Mundial sub-20.

Em 2013, Tite também enfrentou dificuldades para escalar o ataque. Guerrero e Alexandre Pato foram convocados para amistosos de suas seleções. O atacante peruano também desfalcou o Corinthians nos últimos 13 jogos da temporada.

O atacante se lesionou no empate em 0 a 0 contra o Atlético-MG, no dia 8 de outubro. Guerrero foi operado no dia 24 do mesmo mês para corrigir uma fissura no quinto metatarso do pé esquerdo e perdeu o restante do Brasileirão. Tite, porém, ainda contava com os atacantes Emerson e Romarinho no elenco.

Séries da escassez de gols

Setembro de 2013 (um gol em oito jogos)

0 x 1 Inter (fora)
0 x 0 Náutico (casa)
0 x 1 Botafogo (fora)
1 x 2 Goiás (casa)
0 x 2 Ponte Preta (fora)
0 x 0 Cruzeiro (casa)
0 x 0 Grêmio (casa)
0 x 4 Portuguesa (fora)


Outubro de 2013 (dois gols em sete jogos)

0 x 0 Atlético-MG (fora)
0 x 0 Atlético-PR (casa)
0 x 0 São Paulo (fora)
0 x 1 Grêmio (fora)
1 x 0 Criciúma (casa)
0 x 0 Grêmio (fora)
1 x 1 Santos (casa)


Abril/Maio de 2015 (dois gols em sete jogos)

0 x 2 São Paulo (fora)
0 x 2 Guaraní (fora)
1 x 0 Cruzeiro (fora)
0 x 1 Guaraní (casa)
1 x 0 Chapecoense (casa)
0 x 0 Fluminense (fora)
0 x 2 Palmeiras (casa)