Topo

Top 3 do mundo? Neymar 2015 dispara e só vê Messi e CR7 à frente em gols

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

08/06/2015 06h00

Após conquistar a Liga dos Campeões, Neymar disse que pode ser possível estar entre os três melhores jogadores do mundo. E os números em 2015 o colocam próximo ao patamar de Messi e Cristiano Ronaldo, que bipolarizaram as últimas sete escolhas do número um do planeta. Como a parte mais importante do ano já passou, a chance de o brasileiro entrar na disputa ao Bola de Ouro da Fifa é grande pelos números apresentados até agora.

Neymar tem até o momento 26 gols em 2015. O número só é inferior ao do companheiro Messi, com 36 gols e de Cristiano Ronaldo, com 29. Na sequência aparecem Luis Suárez, com 22 e Ibrahimovic, com 21.
 
É importante destacar que na disputa contra todos os maiores goleadores do mundo em 2015, Neymar ainda leva vantagem de ser o único a terminar como artilheiro em duas competições: Copa do Rei e Liga dos Campões. 

“O melhor do mundo é nosso camisa 10, já tem nome, é diferenciado. Mas sonhar não é impossível, ninguém impede você de sonhar. Espero poder estar entre os três (melhores do mundo), se Deus quiser”, disse após o jogo.
 
A eleição da Fifa só acontece em janeiro de 2016. Como somente o ano de 2015 será considerado, a tríplice coroa (Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Liga dos Campeões) conquistada pelo Barcelona já deixa Neymar em um patamar acima do de Cristiano Ronaldo, que não terá nenhum título pelo Real Madrid no ano.
Além do mais, Neymar ainda terá pela frente a chance de ganhar a Copa América, a Supercopa da Espanha, a Supercopa da Uefa.  
 
Outro aspecto que favorece Neymar na disputa ao bola de ouro da Fifa é que a próxima edição terá cinco candidatos ao prêmio no duelo final na Suíça, e não mais três como em edições anteriores.
 
A tríplice coroa do Barcelona já deixa o clube com grande chance de ter mais de um representante da eleição. Em 2009, ano da primeira conquista dos três títulos, Messi e Xavi disputaram o prêmio com Cristiano Ronaldo – o argentino foi o ganhador. No ano seguinte, em 2010, a disputa foi somente entre jogadores do Barça com Messi superando Iniesta e Xavi, que entraram na disputa muito por conta do título da Copa do Mundo da Espanha.
 
A temporada europeia só retorna em agosto. Assim sendo são mais quatro meses de futebol para os jogadores melhorarem as marcas em busca do Bola de Ouro da Fifa. No entanto, as principais disputas de títulos já aconteceram.
 
Nos últimos sete anos, o troféu de melhor do mundo tem amplo domínio de Messi e Cristiano Ronaldo. O argentino ganhou quatro edições e o português três. Antes disso, o brasileiro Kaká em 2007 como jogador do Milan foi o ganhador.