Topo

Zico pede regras novas para poder se candidatar à presidência da Fifa

Zico no Jogo das Estrelas 2014; ex-jogador pretende se candidatar, mas quer mudança  - Pedro Martins/Agif
Zico no Jogo das Estrelas 2014; ex-jogador pretende se candidatar, mas quer mudança Imagem: Pedro Martins/Agif

Vinicius Konchinski

Do UOL, Rio de Janeiro

10/06/2015 16h39Atualizada em 10/06/2015 20h18

Zico ratificou nesta quarta-feira (10) sua intenção de ser presidente da Fifa (Federação Internacional de Futebol). Ressaltou, porém, que só será candidato se o pleito tiver novas regras. Em uma entrevista coletiva concedida no Rio de Janeiro, o ex-jogador e maior ídolo da história do Flamengo reclamou da eleição da entidade máxima do futebol, que exige o apoio de federações nacionais para a formalização de candidaturas. "A corrupção começa aí", disse ele.

"A eleição deve ser feita pelo que você fez no futebol. Essa de indicação...", complementou Zico. "Amanhã, se porventura você uma toma medida que é favorável a uma dessas federações, vão dizer que é porque ela te indicou."  

Hoje, quem quiser concorrer à presidência da Fifa precisa ser chancelado por uma federação nacional e receber o apoio de outras cinco. Na visão de Zico, isso limita as possibilidades de quem não está no sistema e quer entrar na disputa. Segundo ele, se forem mantidas as regras, a chance de que ele dispute a sucessão de Joseph Blatter é "pequena". 

"Agora é hora de aguardar para ver os próximos passos. Hoje, com a facilidade que você tem em tudo, é fácil você enviar toda sua plataforma para qualquer federação. Agora, se eu sou contra tudo isso não vou pegar meu dinheiro para sair de avião, gastando dinheiro para tudo que é lado para pedir voto." 

A ideia da candidatura já havia sido ventilada pelo no dia 2, data em que o atual presidente Fifa, Joseph Blatter, anunciou que deixará o cargo após eleições extraordinárias. Em uma postagem no Facebook, Zico anunciara que estava pensando em disputar a presidência e terminou dizendo: “quem sabe?”
 
Depois dessa postagem, Zico revelou que já conversou com seu amigo e ex-jogador Michel Platini, presidente da Uefa. O francês é inimigo político de Blatter e Zico acredita que ele apoiaria sua candidatura, apesar de também ser um nome forte para o comando da Fifa.
 
"Estive com Platini, sou muito amigo dele. Ele está bem lá na Uefa. Sabe que há vontade de muita gente para que ele seja candidato e ele não se decidiu. Acho que ninguém vai se decidir antes de ficar sabendo quais são as regras. No momento é hora de se saber só daqueles que têm vontade", relatou Zico. 
 
Combate a corrupção é bandeira
 
Na entrevista coletiva desta tarde, Zico não expôs muitos de seus planos para caso ele venha a ser eleito presidente da Fifa. Destacou por várias vezes, entretanto, que a corrupção na entidade máxima do futebol é uma de suas preocupações. 
 
Segundo o eterno camisa 10 do Flamengo, os desmandos começam na direção da Fifa, mas não criticou Blatter abertamente. "Tudo que acontece numa casa depende de quem a comanda", afirmou Zico. "São raras as vezes que aquele que comanda uma entidade não está envolvido no que acontece de errado."
 
O ex-jogador também destacou a experiência que acumulou durante toda sua carreira e disse sentir-se capacitado para assumir a Fifa. Disse ainda que não conta com o apoio da CBF para sua candidatura. Mesmo assim, afirmou que gostaria de tê-la ao seu lado. "Quero apoio de todos."