Topo

Com gol de "sueco", Bolívia bate Equador e encerra jejum de 18 anos

Do UOL, em São Paulo

15/06/2015 19h53

Foram 18 anos, 16 jogos, com oito empates e oito derrotas, até a Bolívia voltar a comemorar uma vitória em Copa América. E quase a seleção não conseguiu vencer o Equador por 3 a 2, nesta segunda-feira. Os bolivianos chegaram a abrir uma vantagem de 3 a 0, construída toda na etapa inicial, antes de sofrer os gols.

O fim deste longo período sem vencer veio graças a gols de “estrangeiros”. Marcelo Moreno, que tem nacionalidade brasileira, e Smedberg, sueco que defendeu os europeus nas categorias de base e teve sua primeira chance na Bolívia em 2014. Raldes fez o outro.

Os bolivianos lideram a chave com quatro pontos, um a mais que o Chile, que ainda jogará contra o México nesta segunda rodada. Os equatorianos não têm pontos e estão praticamente eliminados, com chances apenas de seguir como um dos melhores terceiros.

Fases do jogo: O bom futebol apresentado na estreia complicando o jogo para o Chile, dono da casa, colocou o Equador como amplo favorito no duelo desta segunda-feira. Mas, bastou a bola rolar para tudo mudar. A pressão boliviana aconteceu desde o começo e foi assim que Raldes e Smedberg abriram 2 a 0 no placar. A reação pareceu vir na sequência, mas Valencia marcou de pênalti e o juiz mandou voltar, na segunda cobrança, Quinonez defendeu.

O futebol brasileiro foi representado na sequência com um pênalti cometido por Erazo, ex-Flamengo hoje no Grêmio. Na cobrança, Marcelo Moreno fez 3 a 0.

O que parecia decidido mudou com menos de 5 minutos da etapa final. Desta vez, com o gol aberto, Valencia marcou. A pressão foi grande no restante do segundo tempo, mas a bola só entrou aos 37 minutos, em um lindo chute de Bolaños de longe, com a ajuda do vento que estava muito forte à favor dos equatorianos na etapa final. Do mesmo jeito, Noboa carimbou o travessão de Quinonez, mas a pressão foi em vão.

Melhor: Quinonez – Se não fosse o goleiro boliviano, a vantagem conquistada pela Bolívia teria sido perdida antes mesmo do terceiro gol. Ele pegou um pênalti e fez uma excelente defesa em um chute de Valencia, cara a cara.

Pior: Enner Valencia – Jogador mais conhecido da seleção equatoriana a entrar em campo hoje, mas não correspondeu as expectativas da torcida. Para ajudar, ele desperdiçou uma cobrança de pênalti, além de perder um gol praticamente feito.

Destaques

18 anos sem vencer. Foram 16 jogos e uma longa espera até a Bolívia comemorar uma nova vitória na Copa América. A última vez aconteceu em 1997, na semifinal daquele edição disputada em solo boliviano. O jejum começou justamente na final, contra o Brasil.

Loucura do goleiro. Nada de esperar até o fim do jogo para bater o desespero. Dominguez foi visto no campo de ataque do Equador com pouco mais de 20 minutos.