Topo

Chile, Bolívia, Argentina e Paraguai já estão nas 4ªs. Graças ao Equador

Do UOL, em São Paulo

19/06/2015 19h53

Chile, Bolívia, Argentina e Paraguai já estão classificados para as quartas de final da Copa América. Mesmo sem entrarem em campo, as seleções garantiram vaga graças à vitória de 2 a 1 do Equador sobre o time B do México, em jogo realizado nesta sexta, no estádio El Tenente.

Com quatro pontos cada, Chile e Bolívia garantiram-se nas duas primeiras colocações do grupo A, e agora definem ainda nesta sexta-feira (jogo acontece às 20h30, de Brasília) quem ficará com a liderança da chave. O Equador foi a três e segue com chances, enquanto o México, eliminado, termina essa fase de grupos com apenas dois pontos.

Como os dois melhores terceiros colocados também se classificam para a fase eliminatória, Argentina e Paraguai, que somam quatro pontos no grupo B e superam o Equador (3º do grupo A), também já têm presença confirmada nas quartas de final.

A definição do grupo B acontece neste sábado. Primeiro, entram em campo Uruguai (3) e Paraguai (4), às 16h. Depois, é a vez de a Argentina (4) encarar a Jamaica (0).

Já no grupo C, Brasil e Peru passam a precisar de apenas um empate para garantir a classificação, ao menos como melhor terceiro colocado. O Brasil é o primeiro da chave por conta do confronto direto contra o Peru, que aparece em segundo. Com os mesmos três pontos e zero de saldo, mas com um gol pró a menos, Colômbia e Venezuela aparecem em terceiro e quarto, respectivamente.

Fases do jogo: O primeiro gol da partida saiu depois de um erro defensivo do México, que estourou mal a bola de seu campo de defesa e viu a seleção adversária fazer a interceptação no meio-campo e armar um rápido contra-ataque. Bolaños avançou pelo meio e abriu para Valencia, que de dentro da área tentou a finalização; a bola desviou na zaga e sobrou o próprio Bolaños, que apenas teve o trabalho de chutar para as redes, já sem goleiro e marcação.

No segundo tempo, a cena se repetiu. Mais uma falha do México, e mais um gol do Equador, aos 11min. Medina saiu jogando errado, Lastra fez o desarme e tocou para Bolaños, que deu assistência para Enner Valencia; livre, o atacante finalizou na saída de Corona e fez o segundo do Equador, que queria mais para melhorar o saldo e aumentar as chances de classificação. Porém, um pênalti infantil de Achilier em Ayala deixou o jogo novamente em aberto.

Depois de claro agarrão dentro da área, o árbitro marcou penalidade, convertida com tranquilidade por Raúl Jimenez. 2 a 1. Precisando de qualquer forma de pelo menos mais um gol para seguir com chances de classificação, o México foi com tudo para cima do Equador, mas nisso, viu o time adversário ganhar uma série de contra-ataques a seu favor. Porém, o ataque formado por Bolaños e Valencia não soube aproveitar as oportunidades, e o placar ficou mesmo no 2 a 1.

O melhor: Bolaños. Marcou o primeiro gol e ainda deu assistência para o segundo. Soube aproveitar sua velocidade para ser o principal destaque na vitória do Equador.

Para lembrar:

Pênalti I – Em lance de escanteio, Achilier agarrou Ayala dentro da área na cara do juiz, que marcou pênalti. O gol deu um fôlego extra ao time do México.

Pênalti II – Logo depois, Flores colocou o braço dentro da área em uma dividida e foi a vez do time equatoriano – e de todo banco de reservas – pedir pênalti. Este, porém, não foi marcado pelo juiz.