Topo

René Simões já chamou Neymar de 'monstro', mas saiu em defesa de atacante

Vitor Silva / SSPress
Imagem: Vitor Silva / SSPress

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/06/2015 00h25

Em setembro de 2010, o técnico René Simões condenou a atitude do jovem Neymar (que xingou Dorival Júnior, treinador rival) durante partida entre Santos e Atlético-GO, na Vila Belmiro. “Estamos criando um monstro”, disse na oportunidade. A mão que bate é a mesma que afaga. Nesta sexta-feira, o profissional, hoje no Botafogo, saiu em defesa do atacante, suspenso da Copa América.

Após o empate por 1 a 1 com o Boa Esporte, no Engenhão, René Simões foi perguntado sobre o comportamento de Neymar na competição. O atacante mostrou descontrole e acabou expulso após se envolver em confusão com colombianos, sendo punido pela Conmebol por quatro jogos, o que o tira da competição.

René Simões tomou caminho contrário dessa vez. Em vez de críticas, o treinador do Botafogo fez elogios. Foi além. Lembrou do episódio da Justiça espanhola que envolve o jogador, o pai e o Barcelona, denunciados por corrupção e fraude.

“Imagine você [jornalista] sair da sua TV, teu chefe te abordar e dizer que você e seu pai serão réu na 14ª câmara cível? Você estaria trabalhando do mesmo jeito? Claro que não. Outra coisa. Não podemos esquecer o que Neymar vem fazendo e seu comportamento. Sou sempre critico, mas é preciso analisar como ele tem se portado ultimamente”, defendeu René Simões.

A CBF ainda poderá recorrer da decisão do Tribunal Disciplinar da Conmebol. No entanto, caso o recurso brasileiro seja acatado, a suspensão mínima de Neymar será de três jogos, punição que ele pegou somente pela cabeçada que deu no adversário colombiano. Ou seja, o máximo que o atleta conseguirá é atuar na final.

Além da punição das quatro partidas, Neymar também recebeu uma multa de US$ 10 mil. A CBF tem a partir deste sábado, quando forem publicados os fundamentos da suspensão, para recorrer da decisão do tribunal com um recurso no Comitê de Apelações, presidido pelo equatoriano Guillermo Saltos.