Topo

Com crise de rivais, salário em dia pesou na vinda de Barrios ao Palmeiras

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

03/07/2015 06h00

O momento financeiro dos clubes brasileiros não é bom – dos quatro grandes paulistas, por exemplo, três não conseguem pagar salários em dia (Corinthians, São Paulo e Santos). A crise chegou aos ouvidos de jogadores e empresários no mercado internacional; isso acabou beneficiando o Palmeiras, que se mantém em dia com as obrigações.

Em contato com o UOL Esporte, um dos empresários do atacante Lucas Barrios revelou que, no começo das negociações, uma ida ao futebol brasileiro estava praticamente descartada: a má situação financeira de vários grandes clubes era conhecida na Europa – Barrios defendeu o Montpellier, da França, na última temporada.

Quando surgiu o interesse do Palmeiras, os representantes do atacante se informaram e souberam que a situação do clube era estável, e os salários pagos em dia. As negociações avançaram até um acordo – o argentino naturalizado paraguaio se apresenta nas próximas semanas.

Outro clube com o qual Barrios negociou foi o Flamengo, que também reestruturou suas finanças e consegue equacionar os salários. As conversas com o alvinegro, porém, aconteceram mais no começo do ano, ainda com Vanderlei Luxemburgo, e morreram de vez com a contratação de Paolo Guerrero.

O Cruzeiro chegou atrasado na disputa, depois que já havia acerto verbal com o Palmeiras. Ao longo do último mês, o estafe de Barrios tratava Palmeiras e Flamengo dois dos pouquíssimos destinos possíveis no futebol brasileiro.

Vendo de perto a crise atingir os rivais, os próprios jogadores do alviverde tem feito questão de elogiar pelos salários em dia. Em entrevista na última terça-feira, Egidio disse que “os salários estão rigorosamente em dia” e que o “Palmeiras faz sua parte”.

Barrios será o 24º e, a princípio, último reforço palmeirense para 2015. Nesta quinta-feira o clube apresentou o zagueiro Leandro Almeida. Neste processo, alguns nomes podem deixar a Academia de Futebol: Tobio foi liberado para fazer exames e deve ir para o Boca Juniors (ARG).

O Palmeiras vem de duas vitórias consecutivas no Brasileirão: goleou o São Paulo no domingo e bateu a Chapecoense nesta quarta. No final de semana, viaja até o Mato Grosso, para encarar a Ponte
Preta na Arena Pantanal.