Topo

Grêmio reclama de calendário e quer 'desconvocação coletiva' da seleção

Luan foi chamado para o amistoso do time nacional contra a França - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Luan foi chamado para o amistoso do time nacional contra a França Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/08/2015 17h57

A convocação do atacante Luan para seleção olímpica do Brasil desagradou ao Grêmio. O clube entende que é uma honra para o atleta e também uma valorização importante fazer parte do time nacional e quem sabe dos Jogos Olímpicos de 2016. Entretanto, desfalcar a equipe em um momento decisivo do Brasileiro deixa o Tricolor preocupado. Por isso, os gremistas articulam um pedido coletivo de desconvocação e tentam ganhar apoio de outros clubes brasileiros. 

A CBF avisou nessa quarta que não irá desconvocar nenhum atleta.

"O calendário é ruim para todo mundo. O jogador fica desgastado. Os torcedores às vezes vão ao estádio para assistir uma partida interessante e acabam vendo dois times cansados em campo. Tudo precisa ser revisto", disse o volante Edinho. 

E não é apenas isso que desagrada o clube. A saída de nomes importantes do time nas 'datas Fifa', em que amistosos de seleções ocorrem, sem que o campeonato pare enfraquece a disputa. 

Por isso, a direção gremista já articula com outros clubes, como Corinthians e Flamengo, um pedido coletivo de desconvocação de jogadores que foram chamados pelo time olímpico. 

Há outros 11 times desfalcados no Brasileirão em três rodadas do certame. A CBF ainda não se manifestou sobre o pedido. O amistoso do time olímpico contra a França ocorre dia 8 de setembro. Mas antes, um período de treinos força a apresentação dia 31 de agosto. 

Além de Luan, chamado para a equipe olímpica, o Grêmio ainda perderá Marcelo Grohe, chamado pelo técnico Dunga para a seleção principal. Neste caso, não há a intenção de liberação.