Topo

Osorio cogita proposta do México e pode deixar o São Paulo

Osorio tem interesse pela possibilidade; desmanche no SP incomoda - Ricardo Nogueira/Folhapress
Osorio tem interesse pela possibilidade; desmanche no SP incomoda Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

21/08/2015 06h00

O técnico Juan Carlos Osorio poderá deixar o São Paulo em breve. Como publicado pela edição mexicana do diário As nesta quinta-feira (20), a seleção do México quer o treinador são-paulino para o cargo após a demissão de Miguel Herrera. Quem trabalha com Osorio afirma que o colombiano tem muito interesse pela possibilidade e que isso de fato pode encerrar a passagem dele pelo Morumbi.

Incomoda a Osorio o desmanche do elenco do São Paulo desde sua chegada, há três meses. Há uma enorme diferença entre o projeto apresentado pela diretoria a ele quando o visitou em Medellín para oferecer o cargo e a situação real com a qual ele tem de lidar no CT da Barra Funda. Foi dito a Osorio antes da assinatura do contrato que o São Paulo venderia Rodrigo Caio - e só Rodrigo Caio - para equilibrar as finanças e não poderia contratar nenhum reforço, dependendo exclusivamente das categorias de base. Mas sete jogadores deixaram o clube, dois precisaram ser contratados às pressas e Rodrigo Caio ainda ficou.

Para piorar, nos próximos dias a lista de saídas pode aumentar para nove: o zagueiro Rafael Toloi, titular, tem proposta da Atalanta, da Itália, de 3 milhões de euros (R$ 11,7 milhões) - o São Paulo pede 4 milhões de euros (R$ 15,6 milhões) -, e o lateral direito Auro está acertando transferência por empréstimo ao Estoril, de Portugal.

A notícia sobre o interesse da seleção mexicana por Osorio foi publicada logo depois da derrota do São Paulo para o Ceará, por 2 a 1, no Morumbi, pela Copa do Brasil. Em entrevista coletiva minutos após a partida, o treinador falou sobre o tema e disse que há no México quem valorize o trabalho dele: "Algo concreto, não. Eu com frequência falo de futebol com muita gente, e creio que lá [no México] há pessoas que valorizam nosso trabalho, mas por agora estou bem aqui, concentrado em meu trabalho aqui no São Paulo".

São Paulo perde para o Ceará por 2 a 1 no Morumbi

A seleção do México definiu o brasileiro Ricardo Ferretti, técnico vice-campeão da última edição da Copa Libertadores pelo mexicano Tigres, como interino para os próximos quatro jogos amistosos e busca o técnico que assumirá o time permanentemente após esse período. Osorio tem como plano de carreira treinar uma seleção e tinha o projeto de assumir a Colômbia nos próximos anos. Se a proposta do México de fato for apresentada formalmente, a passagem do técnico pelo São Paulo deve ser encerrada de forma precoce.

Antes de aceitar a oferta do São Paulo para deixar o Atlético Nacional, clube em que virou ídolo na Colômbia, Osorio recusou uma proposta do Cruz Azul, do México, para ganhar salário três vezes maior ao que recebe hoje no Morumbi. Em 2011, Osorio trabalhou no México como técnico do Puebla, mas ficou no clube por apenas sete jogos e rescindiu o contrato por mau desempenho.

Até a noite de quinta-feira a diretoria do São Paulo não falava sobre a possibilidade de desligar Osorio do cargo de técnico, mas a ruptura poderá acontecer agora por parte do treinador.