Topo

Grêmio revive novela e pressão de agente para renovar com Erazo

Frickson Erazo é alvo do Grêmio, mas pressão de empresário desagrada o clube - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Frickson Erazo é alvo do Grêmio, mas pressão de empresário desagrada o clube Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/10/2015 20h53

Negociar por Erazo nunca é simples. Ao ser surpreendido com a informação que o jogador já tem um pré-contrato assinado com o Estoril, de Portugal, o Grêmio se vê novamente envolvido em uma novela cujo protagonista é o agente do equatoriano e o enredo mostra muita pressão para uma tomada de decisão do clube. 

O primeiro capítulo aconteceu em janeiro. Fora dos planos do Flamengo, Erazo despertou interesse do Grêmio. Foi procurado e acertou-se com o clube gaúcho. Os cariocas repassariam empréstimo que tinha mais um ano de duração. O Barcelona-EQU precisava dar aval para isso. 
 
Entretanto, o clube equatoriano, dono dos direitos do jogador, se viu prejudicado. O vínculo encerraria com a conclusão do período e o atleta poderia sair sem gerar lucro algum. Pediu, então, uma compensação e viu o Olimpia, do Paraguai, se dispor a pagar. 
 
Foi quando o agente do jogador resolveu repassar a cobrança ao Grêmio, ferindo o que já havia sido acordado. Em 14 de janeiro, a direção do clube gaúcho resolveu desistir do jogador por ver uma alteração nos parâmetros estabelecidos para o negócio. 
 
Percebendo que não haveria mudança no quadro, o jogador e seu procurador se dispuseram a pagar a quantia exigida pelo Barcelona-EQU e finalmente foi anunciada a contratação. Entretanto, no contrato com o Grêmio firmou-se uma cláusula de compra dos direitos, que ficaram de posse do atleta e de seu agente, quando o valor de 200 mil dólares foi empenhado ao Barcelona. 
 
O prazo para compra venceu no fim de setembro. E agora um novo capítulo surge. Para pressionar o Grêmio a exercer o direito de preferência, um pré-contrato com o Estoril, de Portugal, foi assinado sem o conhecimento do clube. Erazo, na Argentina com a seleção de seu país, diz que pretende seguir no Tricolor, mas enquanto isso uma nova onda de pressão para forçar o clube gaúcho a adquirir 100% do atleta surge. 
 
"É uma prática da qual o Grêmio não faz parte. A negociação através da imprensa, com a divulgação de todos os detalhes dela. Não vamos fazer isso. Não quero criar nenhum tipo de polêmica porque respeito muito o jogador, tenho uma ótima relação com ele e não quero criar nenhum tipo de problema quanto a isso", disse o diretor executivo de futebol gremista, Rui Costa. 
 
A proposta de compra da totalidade de Erazo foi apesentada ao Grêmio pelo empresário do jogador, André Cury. Nela, os 2,4 milhões de dólares (R$ 9,4 milhões), foram parcelados em três anos. E caso o Grêmio aceite, o pré-contrato passa a não ter validade. 
 
Cury trabalha em parceria com a Traffic em alguns negócios. E a empresa utiliza o Estoril para registro de seus jogadores. O 'clube de negócios' tem uma série de brasileiros no elenco, todos ligados à empresa. Entre eles, o ex-palmeirense Bruno César. 
 
O segundo capítulo da história remonta o quadro de pressão para fazer o Grêmio pagar pelo atleta. Algo que já não deu certo no início desta temporada. Com 27 anos, Erazo virou titular a partir da venda de Rhodolfo ao Besiktas, da Turquia. Atualmente vive boa fase na equipe e a direção gremista garante intenção de renovar seu vínculo.