Topo

Osorio agradece a Ataíde, não cita Aidar e diz ter feito o melhor no SP

Osorio se despede - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

07/10/2015 12h12

O técnico Juan Carlos Osorio se despediu do São Paulo na manhã desta quarta-feira, horas antes do clube anunciar Doriva como seu substituto. Em longo discurso no CT do clube, ele chegou a falar que fez o possível para ficar até o fim do ano.

Em seu pronunciamento, Osorio leu uma folha onde elencou diversas pessoas que teriam sido importantes. Na lista, o colombiano citou Ataíde Gil Guerreiro, mas não incluiu o presidente do clube, Carlos Miguel Aidar. Para pessoas do clube, Osorio mandou o recado que desejava ao não citar o presidente e outros dirigentes, segundo apurou o UOL Esporte.

"Agradecimentos para o doutor Ataíde pelo apoio incondicional do início ao fim de nossa gestão", disse Osorio, no CT da Barra Funda.

“Tomei essa decisão muito difícil entre continuar num grande clube e dirigir uma seleção que pode disputar Copa do Mundo. Como todos sabem, fiz o possível para ficar até o fim da temporada, mas não foi possível. Tenho minha consciência tranquila que dei o melhor para o clube e deixo em boas condições para Copa do Brasil e Brasileirão”

O treinador deixou o clube paulista para assumir a seleção mexicana. O "esquecimento" de Aidar chamou a atenção sobretudo pelo fato de Osorio citar diversas pessoas em sua lista de agradecimento. A relação incluiu roupeiros, jogadores, familiares e Deus.

A menção a Ataíde Gil Guerreiro acontece em período turbulento no Morumbi. O vice-presidente de futebol foi demitido por Aidar na terça-feira após briga entre os dois dirigentes durante reunião em um hotel paulistano.

Ataíde teria dado um soco em Aidar, sendo apartado por cartolas do clube presente no encontro.

Ataíde Gil Guerreiro era o único dirigente próximo de Osorio, que desde a mensagem recebida por outro alto dirigente do Morumbi, criticando seu trabalho, se revoltou contra a cúpula são-paulina.

Com Ataíde, Osorio tinha relação cordial, franca e com discussões intensas. Quando afirmou que não confiava na diretoria, começou a sofrer fritura e teve Gil Guerreiro como escudo. Depois do último sábado, quando adiou para quarta-feira a decisão sobre o futuro, Osorio irritou parte da diretoria. Segundo relatado por dirigentes, o presidente Carlos Miguel Aidar defendeu que o treinador fosse sacado antes mesmo de anunciar que sairia.

O episódio causou nova cisão com Ataíde Gil Guerreiro, que até o último minuto depositou fé na remota possibilidade de permanência de Osorio até o fim do ano.

"Como todos sabem fiz o possível para seguir aqui até o fim da temporada. Mas não foi possível", disse.

Comunicado de Osorio

Eu creio que precisávamos desse encontro, mas espero que entendam minha posição. Eu não pretendo fazer uma coletiva. Prefiro comunicado. Por respeito a vocês, porque acho que dessa maneira mais apropriado para partir.

Tomei essa decisão muito difícil entre continuar num grande clube e dirigir uma seleção que pode disputar Copa do Mundo. Como todos sabem, fiz o possível para ficar até o fim da temporada, mas não foi possível. Tenho minha consciência tranquila que dei o melhor para o clube e deixo em boas condições para Copa do Brasil e Brasileirão.

Lamento para não estar aqui para ver o progresso dos jovens Lyanco, Murilo e Matheus Reis

E lamento por não estar para ver as finais dos campeonatos

Quero agradecer primeiramente ao Brasil por nos acolher

Agradecimentos para o São Paulo Futebol clube por acreditar num grupo só de colombianos que poderiam contribuir para o futebol brasileiro

Agradecimentos para a comissão técnica e pessoal de apoio

Agradecimentos para dr Ataide pelo apoio incondicional. Do início ao fim de nossa gestão

Agradecimento também para Milton Cruz, por sua amizade verdadeira dentro e fora de campo

Para nossos atletas, pelo profissionalismo e credibilidade no nosso trabalho no dia a dia

Agradecimentos para minha esposa e meus filhos por sua companhia e suporte incondicionais

Agradeço também aqueles que são partes do São Paulo e que esqueci de citar involuntariamente

Agradeço a Deus, pela grande oportunidade de trabalhar e aprender com todos vocês

Pedir desculpas a todos aqueles por ter adiado minha decisão. Aos que ofendi involuntariamente com minha opinião. A partir de agora preciso iniciar vínculo com o México

Muito obrigado