Topo

Nova parceria do Inter leva joia da base para intercâmbio na Malásia

Ronald Sant"Anna está emprestado ao Frenz United, da Malásia, para ganhar experiência - Divulgação/Evonik Cup
Ronald Sant'Anna está emprestado ao Frenz United, da Malásia, para ganhar experiência Imagem: Divulgação/Evonik Cup

Jeremias Wernek*

Do UOL, em Porto Alegre

08/10/2015 06h00

Uma nova parceria de intercâmbio levou uma das joias da base do Internacional para Malásia. O meia-atacante Ronald Sant'Anna ficará até dezembro no Frenz United Football Club, em uma cidade a 80 quilômetros de Kuala Lumpur, com a missão de estreitar as relações dos dois clubes e principalmente jogar contra grandes da Europa e da Ásia para se desenvolver. O plano do Colorado é promovê-lo para o grupo principal em 2016.

A passagem pelo sudeste asiático começou no meio de agosto, com intuito de dar sequência a Ronald em torneios internacionais contra times mais fortes. Em dezembro, o meia retorna ao Brasil e deverá integrar o grupo do Colorado na disputa da Copa São Paulo de Futebol. Depois disto, será avaliado e possivelmente incorporado ao elenco principal.

O Frenz United conheceu Ronald em janeiro, quando organizou a Frenz Cup e viu o Inter conquistar o título diante do Estudiantes-ARG. Dono da camisa 10 do time, ele encheu os olhos do clube que faz parte de uma escola de formação de jogadores na Malásia. O projeto visa aprimorar talentos locais, mas também garimpar atletas em outros continentes e competir com clubes tradicionais.

Em julho, o Internacional vendeu Allan – outro destaque do time que venceu a Frenz Cup. O Liverpool, que pagou R$ 2,4 milhões pelo meia, também monitora a situação de Ronald. O time inglês, aliás, possui intercâmbio forte com o mesmo clube malaio. O programa FUSS (Frenz United Soccer School) é liderado por Steve Mc Mahon, meia do clube da terra dos Beatles na década de 1980. Ronald tem contrato com o Inter até fevereiro de 2018 e antes passou por Cruzeiro e Corinthians.

No início da semana, o Colorado também deu outro passo com relação às categorias de base. Pelo segundo ano consecutivo, o clube participou de um congresso mundial sobre formação de atletas. O Global Summit on Performance And Science in Football, na Alemanha.

*Colaboraram Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida