Topo

De Gea fecha o gol e Espanha manda Ucrânia à repescagem; Inglaterra é 100%

Do UOL, em São Paulo

12/10/2015 17h34

O penúltimo dia das Eliminatórias para a Eurocopa de 2016 não trouxe surpresas para os gigantes envolvidos. Com algum sufoco e uma grande atuação do goleiro De Gea, a Espanha venceu por 1 a 0 e mandou a Ucrânia para a repescagem. Já a Inglaterra, facilitada por um grupo fraco, fez 3 a 0 na Lituânia e encerrou sua participação no Grupo E com 100% de aproveitamento.

O roteiro de vida fácil nas eliminatórias, salvo raras exceções como a Holanda, tem sido o mesmo para os grandes. Nesta última rodada, resta aos favoritos a função de fiel da balança para os times menores, que ainda decidem sua vida a caminho da disputa continental, que acontecerá na França, no meio de 2016.

A Espanha, por exemplo, já havia garantido sua vaga na última semana, em um jogo marcado pelas lesões de David Silva e Álvaro Morata. Vicente del Bosque, então, encheu o time de promessas contra a Ucrânia, que precisava vencer em casa para sonhar com a segunda vaga do Grupo C. Não deu.

Embora a seleção do Leste Europeu tenha dado trabalho e exigido muito de De Gea, a Espanha venceu. O gol saiu logo no primeiro tempo, com o lateral Mario Gaspar, em seu primeiro jogo com a Fúria, completando de cabeça uma bela jogada de Thiago Alcântara. O placar só não foi mais dilatado porque Fabregas perdeu um pênalti, defendido pelo goleiro Pyatov.

Enquanto isso, a Eslováquia fez a parte dela com algum esforço. Fora de casa, venceu Luxemburgo por 3 a 2, chegou a 22 pontos e ficou na segunda colocação, com a Ucrânia logo atrás, com 19.

Na chave da Inglaterra, a missão do time de melhor campanha das Eliminatórias era manter o 100%. Também já classificada, a seleção de Rooney entrou em campo desfalcada e mesmo assim não teve trabalho para bater a Lituânia fora de casa, com gols de Barkley, Arlauskis (contra) e Oxlade-Chamberlain.