Topo

Ibra marca, mas Suécia não consegue vaga direta e vai à repescagem da Euro

Do UOL, em São Paulo

12/10/2015 14h48

Zlatan Ibrahimovic fez a parte dele. Fez um gol e liderou a Suécia na vitória por 2 a 0 sobre a Moldávia. Só que os três pontos não foram o bastante e deixaram o escandinavo apenas na terceira colocação do Grupo G, atrás de Áustria e Rússia, que venceram seus compromissos nas Eliminatórias da Euro 2016. Por isso, mais uma vez, a Suécia irá para a repescagem.

A perda da vaga direta faz lembrar o drama da última Copa do Mundo, quando a Suécia, mesmo com Ibra em alta, teve de disputar vaga no confronto direto. Para azar dos escandinavos, o rival naquela vez foi Portugal, que carimbou passaporte para o Brasil em 2014 com uma atuação memorável de Cristiano Ronaldo.

Desta vez, a missão parecia mais fácil, já que dois dos seis times avançavam direto para o torneio continental e as maiores ameaças eram Áustria e Rússia. Só que a Suécia não venceu nenhum confronto direto contra os rivais e ainda empatou contra Montenegro.

Por isso, precisava vencer a Moldávia e torcer contra Rússia e Áustria na última rodada. Embora tenha feito 2 a 0, a Suécia viu os rivais vencerem Montenegro e Liechtenstein, respectivamente.

Para Ibra, ao menos, o saldo é animador. O gol desta segunda foi o oitavo em oito jogos do atacante do PSG, que se isolou mais ainda na artilharia histórica da seleção de seu país – 59 gols em 109 jogos.