Topo

Barça só empata com time semiprofissional. Titular, Douglas derruba gandula

Do UOL, em São Paulo

28/10/2015 17h16

Com um corte de cabelo ao melhor estilo coque samurai, o brasileiro Douglas voltou a ser titular do Barcelona depois de quase um ano.

O lateral direito foi escalado pelo técnico Luis Enrique para a partida desta quarta-feira (28), contra o Villanovense, na estreia da Copa do Rei. Mas o Barça, que não contou com nenhum titular entre os 11 iniciais, não saiu do zero com o time semiprofissional, que foi fundado em 1992 e disputa a 3ª divisão espanhola.

Logo no primeiro tempo, Douglas protagonizou um lance inusitado. Ao disputar uma bola com o adversário na linha lateral, ele foi jogado para fora do campo e acabou derrubando uma criança que trabalhava como gandula.

No mais, o brasileiro, assim como todo o conjunto catalão, foi discreto. Em ritmo de treino, o jogo teve poucas chances de gol.

Agora, as duas equipes voltam a se enfrentar no Camp Nou, apenas em dezembro, para ver quem avança às oitavas de final da Copa do Rei.

A última vez que Douglas havia começado entre os 11 titulares do Barcelona foi em 3 de dezembro de 2014, na goleada por 4 a 0 sobre o Huesca. Na ocasião, o brasileiro ficou os 90 minutos em campo.

A única outra oportunidade em que o brasileiro começou jogando no Barça foi em sua estreia, no dia 24 de setembro do ano passado, num empate sem gols com o Málaga. Foi substituído por Adriano após 74 minutos.

Na atual temporada, Douglas participou apenas de um jogo: 12 minutos na vitória por 5 a 2 sobre o Rayo Vallecano em 17 de outubro.

3ª divisão e semiprofissionais

Fundado em 1992, o Villanovense está atualmente na Segunda Divisão B do futebol espanhol, equivalente à 3ª divisão nacional. O time é semiprofissional e tem atletas que se dividem entre duas profissões, como o capitão Pajuelo, que, além de futebolista, é agente de seguros. O jogador, aliás, foi o melhor em campo.

Além disso, o Estádio Romero Cuerda, com capacidade para cerca de 4 mil torcedores, foi temporariamente ampliado para receber o Barcelona. E os donos da casa não decepcionaram seus torcedores, arrancando empate contra o time reserva do atual detentor da Tríplice Coroa – Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Liga dos Campeões da Europa.