Topo

Última rodada do Brasileiro tem protesto do Bom Senso contra Del Nero

Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

06/12/2015 17h07

A última rodada do Campeonato Brasileiro começou com um protesto organizado pelo Bom Senso FC. O grupo expressou em seu perfil no Twitter e por meio de uma nota oficial que a manifestação é em prol da renúncia de Marco Polo Del Nero à presidência da CBF e por uma entidade com ficha limpa.

Assim que os árbitros apitaram o início das partidas, os jogadores ficaram cerca de 15 segundos parados, de braços cruzados e sem tocar na bola. 

Esta é a primeira rodada do Brasileiro após a Justiça dos Estados Unidos indiciar Del Nero por corrupção, na última quinta-feira. O nome do cartola está em uma lista de 16 acusados.

Após o indiciamento, Del Nero se licenciou da presidência da CBF e quem assumiu o seu posto foi o vice Marcus Vicente, que é deputado federal no Espírito Santo pelo PP. O afastamento pode durar 150 dias. Depois deste período, o cartola não receberá o salário de R$ 200 mil.

"Ele (protesto) foi desenhado esta semana mesmo devido aos fatos ocorridos da licença do Del Nero. Na verdade, é uma reação dos atletas bastante espontânea à atual situação e ao atual estado do futebol brasileiro", afirmou ao UOL Esporte Ricardo Borges, diretor-executivo do Bom Senso.

"Todos os jogadores combinaram esta ação. Temos alguns fóruns de debate digital, grupos de e-mails, Whatsapp. O Bom Senso mantém a posição que o mais correto é o Marco Polo Del Nero pedir a renúncia agora. O momento político dele é tão frágil que é muito provável que sim, que ele renuncie e perceba que é a única saída", completou.

Confira a nota emitida pelo Bom Senso FC em seu site:

"O Bom Senso FC e capitães da Série A promoveram uma nova jornada de protestos na rodada final do Campeonato Brasileiro 2015, neste domingo, 6 de dezembro.

Os objetivos desta ação são:

1) repudiar a corrupção na CBF com a defesa da renúncia imediata de Marco Polo Del Nero da Presidência da entidade;
2) convocar os torcedores e todos os setores do futebol contra a manobra do grupo de Del Nero para que se mantenham no poder da entidade;
3) defender a convocação de novas eleições livres e democráticas para a Presidência da CBF, com o fim da cláusula de barreira, que impede o surgimento de oposições independentes.

Essas são as medidas que verdadeiramente podem trazer uma solução à maior crise da história do futebol brasileiro.

Em defesa do Futebol Brasileiro e por uma #‎CBFfichalimpa

Bom Senso FC"