Topo

Há um ano, Mattos trazia o 1º reforço ao Palmeiras. Como estão todos agora?

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

12/12/2015 06h00

Há exato um ano, o Palmeiras acertou a contratação do primeiro reforço para a temporada 2015: o volante Amaral. Ao longo do ano, o clube chegou às 25 contratações, no processo que reformulou completamente o time que quase foi rebaixado no Brasileirão 2014 — e conquistou, 12 meses depois, o título da Copa do Brasil.

Da lista de reforços de 2015, cinco já deixaram o clube: o meia-atacante Ryder Matos, o zagueiro Victor Ramos, o meia Alan Patrick, o atacante Leandro Pereira e o goleiro Aranha. Já João Paulo, Jackson, Andrei Girotto, Kelvin e Rafael Marques têm contrato até o dia 31 de dezembro.

Outros dois atletas que estavam na mesma situação já estenderam o vínculo com o clube paulista: o zagueiro Vitor Hugo, por mais cinco anos, e Zé Roberto, que vestirá a camisa do Palmeiras por mais uma temporada. A diretoria ainda deve renovar com Rafael Marques e Jackson.

Em entrevista ao UOL Esporte, o diretor de futebol do Palmeiras, Alexandre Mattos, considerou positivo o trabalho realizado pelo clube nesta temporada. Além do título da Copa do Brasil, com dois gols de Dudu na final, o time chegou à final do Campeonato Paulista. Para o dirigente, houve mais acertos em relação às contratações.

"As 25 contratações aconteceram porque era necessário. Não é porque queríamos contratar. Se contratar muito, a chance de dar errado é enorme, é maior. Mas acertamos mais do que erramos, por isso tivemos alguns resultados interessantes", disse Mattos.

Da lista de contratados pelo clube, 14 deles conseguiram ter uma sequência como titular. Onze deles tiveram poucas chances de atuar pelo Palmeiras (veja abaixo). De acordo com o dirigente, esse processo é normal.

"O Aranha veio para uma situação para incomodar um pouquinho quem tava jogando. É assim: a ideia é ter dois jogadores do mesmo nível para cada posição. É assim que o Palmeiras trabalha", explicou.

Segundo Mattos, o Palmeiras contrata com base em três perspectivas. "Nossas premissas para uma contratação são: ela pode ser de um jogador realmente para atuar, de oportunidade ou de um jovem que pode evoluir e lá na frente ser bastante útil", contou.

Na final da Copa do Brasil, contra o Santos, o time titular do Palmeiras era composto por sete jogadores contratados: Jackson, Vitor Hugo, Zé Roberto, Arouca, Dudu, Robinho e Barrios. Três atletas foram revelados pelo clube: João Pedro, Matheus Sales e Gabriel Jesus. Apenas Fernando Prass era remanescente da temporada 2014.

Novas contratações

No time de 2016, o Palmeiras contará ainda com o lateral Lucas, suspenso do jogo do título da Copa do Brasil. Dessa forma, a equipe alviverde deve iniciar a temporada com oito jogadores do pacote de 2015. O volante Gabriel, em recuperação, ainda pode substituir Matheus Sales.

"Dessa vez temos uma base já sólida, que precisa ser melhorada. Não dá para falar em números, pois o mercado é muito dinâmico", afirmou Mattos, que garante reforços pontuais para o elenco.
"Estamos atentos ao mercado, para ter um Palmeiras ainda mais forte. Precisamos melhorar muita coisa. É isso que vamos buscar no mercado. A ideia é reforçar ainda mais", afirmou.
O trabalho para 2016 já começou. E de maneira mais rápida em relação a esse ano. Três jogadores já foram contratados pelo Palmeiras: o goleiro Vagner, o zagueiro Roger Carvalho e o volante Rodrigo.

Confira o raio X dos 25 contratados:

Jogadores que tiveram sequência no time titular

Amaral
Arouca
Dudu
Egídio
Gabriel
Jackson
Leandro Pereira
Lucas
Lucas Barrios
Rafael Marques
Robinho
Victor Ramos
Vitor Hugo
Zé Roberto

Jogadores menos utilizados

Alan Patrick
Alecsandro
Andrei Girotto
Aranha
Cleiton Xavier
Fellype Gabriel
João Paulo
Kelvin
Leandro Almeida
Ryder Matos
Thiago Santos
Contratações de 2015 com mais jogos:
Vitor Hugo (58)
Lucas (56)
Rafael Marques (56)
Dudu (56)
Robinho (52)
Contratações de 2015 com menos jogos:
Aranha (1)
Fellype Gabriel (1)
Ryder Matos (2)