Topo

Ex-atletas protestam em frente à CBF e pedem renúncia imediata de Del Nero

Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/12/2015 15h20

Ex-jogadores, torcedores e pessoas ligadas ao futebol cobraram, em frente à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), eleições na Confederação após os recentes escândalos de corrupção, pedem a renúncia imediata de Marco Polo Del Nero e também uma maior cooperação entre Polícia Federal, Ministério Público e Receita Federal para investigar Ricardo Teixeira, José Maria Marin e o atual mandatário licencidado da CBF.

Um manifesto foi lido por Raí. Nele assinam personalidades esportivas, como Tite e Fernando Prass, ex-jogadores, como Zico, e artistas e empresários (Chico Buarque, Jô Soares, Abílio Diniz, entre outros).

Após confirmarem presença, os primeiros a chegarem ao local foram os ex-jogadores Raí, Djalminha e Alex, além do treinador Paulo Autuori. 

“O que queremos é transparência, exigimos mudanças, principalmente uma mudança de ideias. Para que tenhamos condições de novos ares”, afirmou Autuori.
 
De acordo com o ex-jogador Djalminha, as próximas ações dependerão do sucesso do manifesto feito nesta terça-feira. “O manifesto é para que tenha a mudança, para que tenha uma eleição mais democrática. A partir daí, vamos pensar nos próximos passos. O manifesto nada mais é do que o desejo de mudança desse monopólio que acontece na CBF”.
 
“Eu estou aberto a participar dessas ideias, dessas discussões para construir um futuro diferente. A gente está vendo o que está nos envergonhando, não só de resultado, mas no aspecto ético e moral. Um país que quer viver uma realidade democrática, não pode aceitar um sistema viciado. Esse é o passo mais importante”, afirmou o ex-jogador Raí, depois de ler o manifesto em frente à sede da CBF.
 
"Não tem um próximo passo específico. A luta vai continuar em todos os cantos. Vamos até o fim por mudanças. Não queremos brigar com A ou B, com um nome ou outro. Queremos brigar por um futebol melhor. É hora de quebrar esse esquema que está aí", disse Alex, que ainda complementou.
 
"O trabalho do (juiz federal) Sergio Moro está limpando Brasília, estamos querendo trazer para uma realidade menor que é o futebol. Queremos um país melhor, um futebol também. Chega dessa impunidade."

Apesar do protesto, a CBF ainda não se pronunciou sobre o caso. Segundo Walter Feldman, secretário-geral da confederação, a entidade ainda não foi procurada oficialmente e não há qualquer demanda por parte dos manifestantes. O executivo também destaca que, se os organizadores da manifestação procurarem a entidade, serão estudadas quais medidas poderão ser tomadas. 

CBF promete avaliar reivindicações contra entidade

Após protesto realizado por ex-jogadores e torcedores em frente à CBF, o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, emitiu um comunicado oficial para explicar qual será a postura da entidade em relação aos atuais problemas.

De acordo com o executivo, a Confederação irá respeitar qualquer forma de manifestação "livre e democrática", desde que "não invada a liberdade daqueles que estão sendo atingidos e acusados".
 
"O Brasil lutou muito para que não houvesse mais a ditadura, houvesse manifestações livres e espontâneas, abertas. Vamos continuar no estado democrático de direito. Qualquer manifestação deve ser vista como um desejo de mudança, de transformação, de avanço, de aperfeiçoamento. Por anos, não há nenhum problema de receber uma manifestação", declarou Feldman.
 
O executivo ainda explicou que as solicitações feitas pelos manifestantes ainda estão sendo analisadas por membros da CBF para entender as reclamações e ver a melhor forma de atuar em relação aos pontos levantados.
 
"As características, elementos, conteúdo do que aconteceu, só estamos tendo conhecimento agora, em uma leitura. Faremos uma leitura mais calma em um momento adequado para que possamos oferecer uma respostada como deve ser feito. O presidente interino (Marcus Vicente) me pediu que manifestasse essa posição, que é a posição de toda a diretoria atual da CBF", explicou o executivo.
 
Ainda segundo Feldman, o diretor jurídico da CBF está avaliando como proceder após a eleição para vice-presidente da entidade ser suspensa pelo juiz Mario Cunha Olinto Filho. 

"Até o momento não temos respostas. A assembleia está sob judice, esperamos que até o final da noite tenhamos uma resposta. Essa é uma posição que todos nós que lutamos pela democracia acreditamos. Deve haver em qualquer instituição uma alternância democrática. Na penúltima assembleia, houve uma posição quase totalitária a favor da mudança do estatuto. Hoje só é possível uma eleição e uma reeleição, para que seja assegurada uma alternância democrática", ressaltou Feldman. 

O secretário-geral da CBF ainda destacou que a entidade sempre esteve aberta ao diálogo, especialmente com o Bom Senso, salientando que "diversos convites foram feitos para que Raí fosse à CBF", mas todos eles foram recusados, "perdendo uma grande oportunidade de dizer o que acha e o que poderia mudar".

Por fim, Feldman ainda destacou que não se deve acusar o presidente licenciado da CBF, Marco Polo Del Nero, sem que antes seja comprovada a culpa do dirigente. 

"Está na constituição a presunção da inocência. A gente lê, mas não tem clareza do que isso significa. Não há nem na investigação do FBI, nem da Fifa, que possa fazer algum julgamento prévio do presidente Marco Polo. Marco Polo, após superar esse episódio, voltará a sua função na CBF", declarou o executivo, que ainda explicou que os principais clubes do país já escolheram Coronel Nunes para a vaga de vice-presidente aberta após a saída de Marin.

"12 clubes da Série A e outros 10 da B já assinaram apoio ao Coronel Nunes. Se quase da totalidade das federações, os clubes da série A e os da série B optam pelo presidente Nunes, é uma opção que eles têm o direito de fazer", concluiu o executivo.

Confira o manifesto na íntegra:

"Brasil, dezembro de 2015

A Confederação Brasileira de Futebol vive a maior crise de sua história.

Seus últimos três presidentes são réus em investigação policial internacional por fraude na CBF e na Fifa. José Maria Marin está preso desde maio, Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero estão indiciados pela Justiça dos EUA desde o dia 3 de dezembro.

Compreendemos que a sucessão determinada por um estatuto viciado, que foi arquitetado e aperfeiçoado para a manutenção do poder nas mãos dessa mesma linhagem, é ilegítima e imoral.

Exigimos a renúncia definitiva de Marco Polo Del Nero e sua diretoria, seguida da convocação de eleições livres e democráticas para o comando da CBF, sem a atual cláusula de barreira, mecanismo que impede a aparição de posições independentes ao sistema vigente, pois exige oito assinaturas de federações e mais cinco de clubes para candidaturas.

A crise de corrupção é a face mais vísivel de um profundo problema estrutural, que travou o desenvolvimento do futebol brasileiro em todas as suas dimensões.

Conclamamos a Procuradoria Geral da República, a Polícia Federal e a Receita Federal a não deixar impunes quem corrompeu ou quer continuar a corromper o futebol pentacampeão mundial.

Aos clubes e federações, pedimos que se paute e vote a alteração de pontos estatutários necessários para a democratização e desenvolvimento de nossa maior paixão, inexorável e sem volta.

De nossa parte, signatários deste manifesto, acreditamos que, caso as mudanças sejam iniciadas, os novos mandatários da CBF, juntamente com os muitos personagens capacitados e honrados da comunidade do futebol saberão criar as condições para a reconstrução da credibilidade, confiança e retomada do protagonismo esportivo do futebol brasileiro, de seus jogadores, da alegria do jogo e, principalmente, dos torcedores."

Confira a lista dos signatários do manifesto:

Abílio Diniz - Empresário                      

Alberto Helena Jr. - Jornalista Esportivo                      

Alcides Scaglia - Doutor em Pedagogia do Esporte                      

Alex Souza - Ex-Jogador, Comentarista e Líder do Bom Senso FC                      

Amir Somoggi - Consultor de Marketing                       

Ana Lorena Marche - Pesquisadora do Futebol – Universidade do Futebol                      

Ana Moser - Ex-Atleta e Presidente da Atletas pelo Brasil                       

Anderson - Jogador de Futsal                      

André Kfouri - Jornalista Esportivo                      

André Veras - Ex-Atleta e Membro da Atletas pelo Brasil                      

Antero Greco - Jornalista Esportivo                      

Antônio Carlos Almeida Braga – Braguinha - Empresário                      

Antonio Prata - Escritor e Colunista                      

Bernardinho - Treinador de Vôlei e Membro da Atletas pelo Brasil                       

Bernardo Borges Buarque de Hollanda - Pesquisador e Sociólogo                      

Bob Fernandes - Jornalista                      

Bruninho - Jogador de Vôlei                      

Bruno Gagliasso - Ator                      

Carlinhos Neves - Preparador Físico                      

Carlos Alberto Vieira - Empresário                      

Carlos Bonow - Ator                      

Carlos Moreira Jr. - Diretor Executivo do Twitter                       

Carlos Roberto Jamil Cury - Pesquisador do CNPq                       

Celso Grellet - Executivo de Marketing                      

Chico Buarque - Compositor e Escritor                      

Claudio Manoel - Humorista                      

Claudio Weber Abramo - Ex-Diretor Executivo e atual Conselheiro Transparência Brasil                      

Dan Stulbach - Ator e Apresentador                      

Daniel Bortoleto - Jornalista                      

Daniela Castro - Diretora Executiva da Atletas pelo Brasil                      

Dida - Jogador e Líder do Bom Senso FC                       

Domingos Meirelles - Jornalista e Presidente da Associação Brasileira de Imprensa                      

Dorival Jr. -Treinador                      

Eduardo Conde Tega - CEO da Universidade do Futebol                      

Eduardo Tironi - Jornalista Esportivo                      

Enrico Ambrogini - Diretor Executivo Bom Senso FC                      

Falcão - Jogador de Futsal                      

Faustão - Apresentador                      

Fernando A Fleury - Professor e Consultor de Marketing Esportivo                       

Fernando Baptista - Diretor Jurídico Bom Senso FC                      

Fernando Calazans - Jornalista                      

Fernando Meligeni - Ex-Tenista e Apresentador                      

Fernando Prass - Jogador e Líder do Bom Senso FC                      

Gilberto Silva - Ex-Jogador e Líder do Bom Senso FC                      

Gregorio Duvivier - Humorista                       

Guilherme Gomes - Jornalista                      

Hélio de la Peña - Humorista                      

Helio Paulo Ferraz - Ex-Presidente do Flamengo                      

Heloísa Reis - Socióloga                       

Ivo Herzog - Diretor do Instituto Vladimir Herzog                      

Jô Soares - Apresentador, Escritor e Diretor                      

João Batista Freire - Doutor em Pedagogia do Esporte                      

João Carlos Assumpção - Jornalista Esportivo                      

João Palomino - Jornalista Esportivo                      

João Paulo Diniz - Empresário                      

João Paulo Medina - Presidente da Universidade do Futebol                      

José Luis Portella - Coordenador do Estatuto do Torcedor e Colunista Lance!                       

José Padilha - Cineasta                      

José Paulo Cavalcanti - Advogado                      

José Roberto Torero - Cineasta                      

José Trajano - Jornalista Esportivo                      

Juan - Jogador e Líder do Bom Senso FC                      

Juan Pablo Sorín - Ex-Jogador e Comentarista                      

Juca Kfouri - Jornalista                      

Julio Zaguini - Diretor do Google Brasil                       

Kelly Santos - Ex-Atleta e Membro da Atletas pelo Brasil                      

Larissa Galatti - Pesquisadora em Esporte                      

Leo Pasquali - Ex-Atleta e Membro da Atletas pelo Brasil                      

Leonardo Sakamoto - Jornalista

Lino Castellani - Doutor em Educação

Luciano Huck - Apresentador                      

Lucio Flávio - Jogador e Líder do Bom Senso FC                      

Luis Fernando Verissimo - Escritor                      

Luiz Antônio Almeida Braga - Empresário                       

Luiz Fernando Gomes - Editor chefe do Lance!                      

Magic Paula - Ex-Atleta e Membro da Atletas pelo Brasil                      

Marcelo Lomba - Jogador e Líder do Bom Senso FC                       

Marcelo Tas - Apresentador                      

Marcos Joaquim - Advogado                      

Mariliz Pereira Jorge - Colunista                      

Matinas Suzuki - Jornalista                      

Mauricio - Ex-Atleta e Membro da Atletas pelo Brasil                      

Mauro Beting - Jornalista Esportivo                       

Mauro Cezar Pereira - Jornalista Esportivo                   

Nelson Aerts - Ex-Atleta e Diretor da Atletas pelo Brasil                      

Oscar Magrini - Ator                      

Patricia Medrado - Ex-Atleta e Diretor da Atletas pelo Brasil                      

Paulo André - Jogador e Líder do Bom Senso FC                      

Paulo Autuori - Treinador                      

Paulo Calçade - Jornalista Esportivo                      

Pedro Daniel - Profissional de Gestão Esportiva                       

Pelé - Ex-jogador    

Priscila Ulbrich - Marketing e Comunicação                      

PVC - Jornalista Esportivo                      

Raí - Ex-Jogador e Diretor da Atletas pelo Brasil                      

Renê Simões - Treinador                      

Ricardo Berna - Jogador e Líder do Bom Senso FC                      

Ricardo Borges Martins - Diretor Executivo Bom Senso FC              

Ricardo Gomes - Treinador Botafogo        

Roberto Assaf - Jornalista                      

Roberto Braga - Pedagogo do Esporte – Universidade do Futebol                      

Roberto Volpato - Jogador e Líder do Bom Senso FC                      

Rodolfo Mohr - Diretor de Comunicação Bom Senso FC                      

Rodrigo Caetano - Executivo de Futebol            

Rogério Ceni - Ex-jogador         

Roque Junior - Treinador                      

Serginho (Escadinha) - Jogador de Vôlei                       

Silvio Meira - Pesquisador                      

Thiago Lacerda - Ator                      

Tiago Spliter - Jogador Basquete                      

Tite - Treinador                      

Toni Platão - Músico                      

Tostão - Colunista e Ex-Jogador                      

Ugo Giorgetti - Cineasta                      

Vagner Mancini - Treinador                      

Vinicius - Jogador de Futsal                       

Vladir Lemos - Jornalista Esportivo                      

Wagner Moura - Ator

Waldomiro Ferreira Neto - Editor de produção e Colunista do Lance!

Walter de Mattos Junior - Fundador e editor do Lance!

Walter Salles - Cineasta        

Washington Olivetto - Publicitário                      

Zé Mario - Presidente da FBTF                      

Zico - Ex-Jogador e Treinador                      

Zuza Homem de Mello - Musicólogo e Jornalista