Topo

Grêmio obtém aval para reforma de R$ 8,5 milhões em CT da base

CT em Eldorado do Sul já foi usado pelo elenco principal do Grêmio - Marinho Saldanha/UOL Esporte
CT em Eldorado do Sul já foi usado pelo elenco principal do Grêmio Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

23/12/2015 06h00

O centro de treinamentos das categorias de base do Grêmio vai mudar. Nesta semana, o clube gaúcho conseguiu aprovar projeto de reforma do CT de Eldorado do Sul junto ao Ministério do Esporte. Assim, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o tricolor vai levantar R$ 8,5 milhões e espera iniciar as obras ainda em 2016.

O protocolo de lei de incentivo fiscal foi concedido após audiência em Brasília, na última terça-feira, onde o Grêmio apresentou detalhes do projeto que prevê construção de alojamento e refeitório no CT Hélio Dourado, a 12 quilômetros de Porto Alegre.

“Iniciamos o projeto em no final de junho e obtivemos o aval do Ministério agora. O projeto foi aprovado integralmente”, conta Carlos Alberto de Souza, coordenador da equipe técnica que montou a proposta.

A segunda etapa da reforma engloba construção de academia, departamento médico e outros setores da área da saúde esportiva. O prazo para conclusão das obras é de 15 meses, mas a data de início ainda não está confirmada.

Tudo depende do próximo passo do trâmite. Com a autorização do Ministério do Esporte, o Grêmio tem até 30 de dezembro para apresentar as empresas interessadas em participar do projeto. Quem se inscrever no programa poderá abater o valor no imposto de renda – e este é o argumento mais forte do clube para angariar parceiros.

O prazo para captação de parceiros pode ser estendido. E se ele for ampliado, o cronograma original das obras será alterado por conta de alteração no ano fiscal. Assim, o início da reforma deixa de ser em março de 2016 e fica aguardando o fim da burocracia.

Inaugurado em 2000, o CT de Eldorado do Sul é usado diariamente para treinos e jogos de todas as categorias de base do Grêmio. O clube trata o projeto como mais um passo firme na política de desenvolvimento de jovens e, principalmente, maior uso dos jogadores formados dentro do tricolor.