Topo

Santos orienta L. Lima a recusar China e só 'reza' contra ofertas da Europa

Lucas Lima tem propostas do mercado chinês, mas espera ofertas da Europa para sair - Ricardo Nogueira-28.out.2015/Folhapress
Lucas Lima tem propostas do mercado chinês, mas espera ofertas da Europa para sair Imagem: Ricardo Nogueira-28.out.2015/Folhapress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

30/12/2015 18h25

O Santos conversou com o meia Lucas Lima para que ele não aceite propostas do mercado chinês. A diretoria santista utilizou o mesmo discurso que fez o jogador recusar propostas do Torino, da Itália, e do Porto, de Portugal, neste ano. A cúpula alvinegra pediu mais uma vez para o atleta acreditar que um grande clube europeu pode contratá-lo na janela de transferências de julho de 2016.

No entanto, o presidente Modesto Roma reconhece que o desejo de Lucas Lima é deixar o clube na janela de transferências de janeiro. Segundo ele, no caso da principal estrela da equipe santista, só resta ao clube “rezar” contra as propostas da Europa.

“Eu acho que o Lucas não deve sair agora. Ele sabe, nós sabemos, propostas de verdade são na janela de verão (julho de 2016). A de inverno (janeiro) é de propostas fracas. Ele sabe o que quer, sabe para onde ir. As propostas que vêm são de outros mercados, que respeitamos, mas que para jogadores ascendentes, como Lucas Lima, Gabriel, Geuvânio, Thiago Maia, etc, não é hora de procurarem mercado asiático. Temos que ter calma. Aconselhamos a que eles esqueçam essa janela. Vamos aguardar e rezar”, disse o dirigente.

Lucas Lima alega ter propostas de “caminhão de dinheiro” da China

O meia Lucas Lima admitiu que uma milionária proposta da China anda seduzindo-o. Convidado para o "Jogo das Estrelas" organizado por Zico no último domingo no Maracanã, o jogador classificou a oferta dos chineses como um "caminhão de dinheiro".

São pelo menos três equipes da China interessadas: Jiangsu Sainty, Shanghai Dongya e Hebei China Fortune. 

"As coisas que mais analisei foram da China. Sentei com meu pai... É aquele caminhão de dinheiro como todo mundo sabe, mas ainda não é do meu interesse. É analisar com meu pai e ver o que é melhor para mim", declarou.

Embora a questão financeira pese, Lucas Lima faz questão de ressaltar que seu sonho mesmo é atuar no futebol europeu.

"Tenho contrato, estou bem tranquilo quanto a isso. Sempre deixei claro que tenho o sonho de jogar na Europa, mas só se for uma coisa muito boa para mim e para o Santos. Vieram algumas propostas e vou sentar com minha família para analisar", disse.

As boas atuações em 2015 fizeram com que Lucas Lima fosse convocado pelo técnico Dunga nos últimos jogos da Seleção Brasileira na temporada. Ele terminou o ano em alta com o chefe por ter marcado gol sobre a Argentina em Buenos Aires. 

Para realizar a operação, empresários trabalham com a perspectiva de apresentar oferta de 16 milhões de dólares (R$ 72 milhões) para o Santos, que é dono dos direitos federativos de Lucas Lima. Os direitos econômicos, porém, estão repartidos entre a Doyen Sports (80%), o agente Edson Khodor (10%) e o próprio Santos (10%). Os agentes creem em proposta oficial, por escrito, ainda em 2015.