Topo

Grêmio mantém radar e prepara oferta caso Rafael Marques deixe o Palmeiras

Atacante Rafael Marques pode reforçar o Grêmio caso não fique no Palmeiras - Mauro Horita/AGIF
Atacante Rafael Marques pode reforçar o Grêmio caso não fique no Palmeiras Imagem: Mauro Horita/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/01/2016 17h31

O Grêmio não desistiu de ter Rafael Marques. Com a falta de definição sobre permanência no Palmeiras, o Tricolor prepara uma proposta para contar com o jogador na próxima temporada. Com qualidades apreciadas pela direção gaúcha, o atacante que mede 1,90 pertence ao Henan Jianye, da China.

O valor estipulado para compra do Palmeiras era 1,5 milhão de dólares [R$ 5,9 milhões]. O clube, contudo, fez uma oferta abaixo disso e ainda não recebeu resposta. Enquanto isso, os gaúchos aguardaram o fim da prioridade de compra, vencida na quinta-feira, e agora estão livres para entrar no negócio. 

E farão isso já na próxima semana. Sem sucesso nas investidas por Zelarrayán e Fernándes, o Grêmio poderá colocar parte da verba que seria destinada a estes atletas em Marques. Ao Belgrano, por Zelarrayán, por exemplo, a oferta gremista era de 4 milhões de dólares [R$ 15,7 milhões].

Pesa contra Rafael Marques a idade. O atacante tem 32 anos. Os gringos tentados anteriormente eram bem mais jovens. O Tricolor, ainda, pode tentar persuadir os chineses a liberar o jogador por empréstimo usando a valorização com a disputa da Libertadores de 2016 como argumento. Mesmo que o Palmeiras também tenha tal competição no calendário. 

Sem dinheiro para investimento imediato, o Grêmio já perdeu uma série de disputas por reforços neste período de contratações. E desta vez o páreo será duro. Em novembro, a reportagem do UOL Esporte apurou que 11 clubes, contando o Tricolor, sondaram o jogador. 

"É um jogador muito qualificado, um bom atacante, interessante, sim", disse o presidente gremista, Romildo Bolzan Júnior, na ocasião. Naquele momento Marques não estava na lista dos preferidos pois Zelarrayán e Fernándes pareciam mais interessantes. Mas o quadro mudou. 

"É um jogador que foi protagonista no Brasileiro. O mercado nos dá a informação que está muito bem encaminhado para ficar no Palmeiras. E é um jogador totalmente fora dos padrões do Grêmio", disse o diretor executivo de futebol do Grêmio, Rui Costa, à Rádio Gaúcha. 

Sem nenhum reforço anunciado até agora, o Grêmio quer ao menos um meia, um atacante e um zagueiro, além de tornar público o acerto que já existe com o lateral direito Wallace.