Topo

Grêmio foge dos holofotes para evitar concorrência e ágio por reforços

André é um dos alvos do Grêmio, mas tem concorrência com o Internacional - Alexandre C Mota
André é um dos alvos do Grêmio, mas tem concorrência com o Internacional Imagem: Alexandre C Mota

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/01/2016 06h00

O Grêmio não quer holofotes. Com dificuldade para anunciar contratações, o Tricolor já definiu qual será sua estratégia nos próximos movimentos de mercado: sigilo. Segundo a direção, cada vez que um jogador tem o interesse de um nome confirmado pelo clube, aumenta concorrência e, por consequência, o preço. 

Foi assim com Zelarrayán e Fernández. O Grêmio tinha encaminhado acertos, via os jogadores dentro dos padrões financeiros do clube. Mas assim que o interesse vazou e acabou confirmado, as cifras subiram muito. 
 
"Um determinado jogador custa um valor, e quando tem o nome ligado ao Grêmio, por exemplo, este valor já triplica, já surgem outros clubes com valores semelhantes oferecendo de tudo para o atleta. Sabemos como funciona", disse o diretor executivo de futebol do clube, Rui Costa, ao UOL Esporte. 
 
E a dificuldade em combater interessados se repete com uma série de atletas. Henrique, por exemplo, ainda está em pauta mas a dupla Fla-Flu aponta com melhores condições financeiras. Henrique, do Coritiba, e André, do Atlético-MG, são disputados com o Internacional. 
 
Por isso, o Grêmio, internamente, já definiu que procurará de toda forma evitar que qualquer alvo seja revelado por empresário ou mesmo algum membro do comando do clube. Algo semelhante ao que houve na contratação de Marcelo Oliveira, cujo vazamento aconteceu apenas quando o jogador desembarcou em Porto Alegre, poucas horas antes de ser oficializado pelo site do clube. 
 
Neste momento, o Grêmio tem próximo o anúncio do lateral direito Wallace, que pertence ao Chelsea. Apenas um documento adia a formalização do negócio. E ainda pretende fechar com um zagueiro, um meia e um atacante, ao menos. 
 
O grupo de jogadores se reapresenta no dia 6 de janeiro. Ao contrário do planejado inicialmente, o departamento de futebol já cogita retorno sem ter o elenco completo.