Topo

Grêmio adota 'recuo estratégico' mas não desiste de Henrique e Nikão

O zagueiro Henrique tem acerto com o Fluminense, mas não foi oficializado ainda - Gaspar Nóbrega/VIPCOMM
O zagueiro Henrique tem acerto com o Fluminense, mas não foi oficializado ainda Imagem: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

02/01/2016 12h02

O Grêmio não se dá por vencido nas negociações de Henrique, do Napoli, e Nikão, do Atlético-PR. Enquanto recua nas negociações, o Tricolor ainda nutre alguma expectativa de contar com eles. A proposta apresentada aos italianos, segundo a direção do clube gaúcho, é parecida com a do Fluminense, que diz ter acerto com o atleta. E sobre o meia-atacante, a ideia é fazer nova oferta. 

Internamente, o Grêmio avalia que perdeu a negociação de Nikão graças ao fato ter se tornado público. O preço cresceu e as condições mudaram a partir da revolta da torcida do Atlético-PR com a possível saída do meia de 23 anos. 
 
Considerado valioso no Grêmio e avaliado há muito tempo, o atleta será alvo de uma nova investida, que a direção tenta manter detalhes em sigilo. Sem desistir, o clube tenta mudar o pensamento do presidente atleticano, que rejeita liberação imediata. 
 
Já Henrique o Grêmio trata abertamente da proposta. Fez uma oferta oficial ao Napoli, que detém os direitos do atleta. Concorre com Flamengo e Fluminense. O último se diz acertado com o jogador. Mas de qualquer forma ainda não oficializou o acordo, algo que faz o time gaúcho ter alguma esperança. "Ele que definirá o tipo de campeonatos que irá jogar", disse o presidente gremista Romildo Bolzan Júnior na última semana, citando que dos três apenas o Grêmio está na Libertadores. 
 
O Grêmio pretende parcelar 2,5 milhões de euros (R$ 10,8 milhões) para contar com o defensor que disputou a última Copa do Mundo pela seleção brasileira. 
 
Até agora os portoalegrenses não anunciaram uma contratação sequer. O lateral direito Wallace é o mais próximo de ser oficializado. Um documento do Chelsea impede que o acordo seja formalizado imediatamente, mas tal barreira deve ser vencida no começo da semana.