Topo

Inter faz aposta em centroavante que já foi zagueiro e mede 1,97m

Bruno Baio, centroavante do Inter, mede 1,97 e deve ter mais chances em 2016 - Divulgação/Internacional
Bruno Baio, centroavante do Inter, mede 1,97 e deve ter mais chances em 2016 Imagem: Divulgação/Internacional

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

02/01/2016 06h00

O Internacional pretende contratar um comandante de ataque para 2016. E o reserva imediato será Bruno Baio. Com o vínculo de Rafael Moura prestes a terminar, os Colorados apostam alto no ex-zagueiro que mede 1,97. 

Quando chegou ao clube gaúcho vindo do São Paulo, Bruno Baio era zagueiro. Tinha 15 anos e pouca condição. Seria dispensado pelo clube não fosse uma observação feita pela comissão técnica da época: um jogador com tamanha imposição física poderia ser mais útil na frente do que atrás. 
 
Baio era ótimo cabeceador, mas pecava em posicionamentos para ser zagueiro. Foi quando o então treinador do Sub-15 colorado, Deive Bandeira, o fez a proposta de passar por testes como centroavante. 
 
Foi aprovado mais perto do gol rival e passou por um processo de crescimento no clube. Foram meses de treinamentos específicos para melhorar a velocidade e a conclusão. Enfim, já firmado como centroavante, subiu as categorias necessárias sempre entre os mais destacados dos times. 
 
No começo do ano estava no Sub-20. Foi observado por Diego Aguirre mas não chegou a receber oportunidade. Foi com Argel Fucks que vieram as primeiras chances. Diante do Fluminense no Brasileirão e na Copa do Brasil contra o Palmeiras foram os dois jogos oficiais dos quais ele participou. E por pouco não marcou contra os cariocas em um cabeceio. 
 
Neste ano, as chances devem aparecer ainda mais frequentemente. Será Baio a primeira opção no comando de frente durante os primeiros dias de treinamento e provavelmente na Florida Cup, nos Estados Unidos. E mesmo depois de contratar um centroavante de peso para ocupar a lacuna aberta com a saída de Lisandro López, o clube aposta muito no gigante de quase 2 metros. 
 
Por motivo óbvio, as principais características do jogador são a força e a boa jogada aérea. Além da capacidade de fazer pivô. Natural da cidade de Cosmópolis, no interior paulista, a carreira como zagueiro teve passagens por Campinas, Paraná e São Paulo, a de centroavante já começou no Inter. Baio tem 20 anos e se apresenta com os demais jogadoeres colorados na próxima segunda-feira.