Topo

Sem reforços até o momento, Grêmio já tem lista de dispensáveis

Braian Rodríguez está liberado para procurar clube, caso não consiga volta ao Grêmio - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Braian Rodríguez está liberado para procurar clube, caso não consiga volta ao Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/01/2016 06h00

 Grêmio não descarta repetir a estratégia de anos anteriores, quando separou do elenco aqueles jogadores que não seriam aproveitados. Enquanto a direção trabalhar para ceder por empréstimo atletas que não serão aproveitados, há a possibilidade dos que não terão oportunidade recebam uma nova data de apresentação. 

"A ideia é não fazer isso. Temos uma série de jogadores que estamos tentando realocar. Negociamos com uma série de clubes as condições para isso. Mas caso não consigamos resolver todos as questões até a data de apresentação, podemos dar uma nova data para eles", disse o diretor executivo de futebol do Grêmio, Rui Costa, ao UOL Esporte
 
Foi exatamente assim que aconteceu no começo de 2015. Na ocasião, a lista tinha nomes como Kleber Gladiador, Fernandinho e Edinho. Além de outros atletas que não faziam parte dos planos do então técnico do time, Luiz Felipe Scolari. 
 
Agora a lista do 'grupo de excluídos' é bem menor. Paulinho, Lucas Coelho e Tony são exemplos de jogadores que não terão chance no time principal do Tricolor. Werley pode fazer parte deste grupo, apesar de ainda ter chance de ser aproveitado. Do elenco principal do ano passado, Braian Rodríguez é o primeiro que pode ficar na lista dos dispensáveis. A direção admite que liberou o jogador para procurar outro clube. 
 
A ideia gremista é resolver os problemas antes da apresentação. Casos como o de Lucas Ramon, que foi cedido ao Santa Cruz, já que não atuaria regularmente na equipe comandada por Roger Machado. 
 
O Grêmio se reapresenta na próxima quarta-feira. Até agora, o clube azul, branco e preto não anunciou contratações. Mas considera importante ter mantido atletas como Pedro Geromel, Maicon e Marcelo Grohe, que renovaram contrato.