Topo

Botafogo aposta em pacotão sul-americano e já tem quatro gringos em 2016

AP Photo/Juan Karita
Imagem: AP Photo/Juan Karita

Bernardo Gentile

Do UOL, no RIo de Janeiro

04/01/2016 06h00

Após anunciar a dispensa de grande parte do elenco campeão da Série B, o Botafogo prometia muitos reforços para a próxima temporada. Até o momento, no entanto, isso não ocorreu. Até o momento a diretoria aposta em um pacotão de reforços oriundos do mercado da América do Sul.

O primeiro dos quatro reforços que chegam do mercado sul-americano é Joel Carli. O zagueiro argentino, de 29 anos, estava no Quilmes-ARG, e agradou a diretoria do Botafogo por mostrar um futebol aguerrido durante o período de observação.

Em seguida foi a vez do equatoriano Pedro Larrea. O volante fazia parte do time da LDU, campeão da Libertadores, em 2008, e da Sul-Americana, em 2009. Após alguns times, ele passou a defender a LDU Loja, onde foi lembrado pelo Botafogo. Assim como o zagueiro argentino, o jogador também tem 29 anos.

A grande esperança da diretoria, porém, está depositada em Damián Lízio. Argentino e sem chances na seleção, ele se naturalizou boliviano, onde é peça importante. Aos 26 anos, estava no O'Higgins, do Chile, e chega ao Botafogo para ser o camisa 10 do clube de General Severiano.

E Lízio terá companhia no meio de campo, já que o Botafogo contratou outro apoiador argentino. Trata-se de Gervásio Nunes, conhecido como Ycaré (Jacaré em espanhol), de 27 anos e que defendia o Sarmiento, da segunda divisão da argentina.

Em 2015, a atual diretoria contaratou dois jogadores estrangeiros. Alávaro Navarro e Gonzalo Bazallo. O atacante teve grande desempenho e foi peça fundamental para o acesso do Botafogo à elite. Ele, porém, não chegou a um acordo para a renovação e defenderá o Pumas-MEX. Já o volante sequer entrou em campo e deixou o clube reclamando de falta de oportunidades.

O Botafogo se reapresenta nesta segunda-feira, dia 4, em General Severiano, onde o elenco passará por exames médicos. A pré-temporada do Alvinegro ocorrerá no Espiírito Santo, local onde a equipe fará um amistoso com a Deportiva, no dia 23 de janeiro, às 19h. A estreia no Carioca será contra o Bangu no dia 31 de janeiro.

Além dos quatro sul-americanos, o Alvinegro acertou também com o lateral-esquerdo Diogo Barbosa, que estava no Goiás, e com o zagueiro Emerson, que pertence ao Atlético-MG.