Topo

6 grandes estão "a perigo" na Copinha. Vasco e Palmeiras têm piores casos

Fabio Menotti / Ag. Palmeiras/ Divulgação
Imagem: Fabio Menotti / Ag. Palmeiras/ Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/01/2016 23h00

Ao fim da 2ª rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior, nesta terça-feira (05), 6 clubes grandes do futebol brasileiro seguem sem vaga confirmada no mata-mata da competição: Sport, Fluminense, Grêmio, Atlético-MG, Vasco e Palmeiras.

Vasco e Palmeiras, entre todos, têm os piores cenários para brigarem pela classificação no jogo decisivo. As equipes somaram apenas dois pontos até aqui.

O alvinegro carioca, vice-líder da chave 27, sediada na capital paulista, empatou em 1 a 1 com o São Raimundo-RR, nesta terça. Na quinta (07), pega os anfitriões do Nacional-SP: se vencer, avança. Se empatar, fará contas. Se perder, estará fora.

A situação do Palmeiras é a mesma, mudam as personagens. No grupo 25, 2º colocado após empate com o Estanciano-SE, pega o São José, dono da casa, na quinta. Passa com triunfo. Dependerá de resultados, se empatar. E revés o elimina.

Entre a dupla e o Fluminense o que muda é o número de pontos somados até aqui: o tricolor tem 3. Vice do grupo 13, que já tem o Água Santa classificado, pega o Capivariano, que tem 1 ponto, na quarta (06) - não pode pensar em perder, o empate lhe obriga a torcer contra o lanterna Real Noroeste, e a vitória lhe dá vaga.

O Atlético-MG lidera a chave 22, de Bragança Paulista, com 4 pontos, mas dois adversários, Desportiva Paraense e Araxá, estão na cola, com 3. Empate o classifica na rodada decisiva, quando pega a Desportiva, também no dia 7 de janeiro.

Também com 4 pontos e também vice de seu grupo, o 16, sediado em Itu, o Grêmio joga por um empate contra o Ituano, na quarta-feira. Caso perca e a Desportiva Ferroviária vença, terá de disputar a vaga nos critérios de desempate.

Apesar de estar 100% na competição, uma combinação de resultados pode tirar o Sport do mata-mata - isso se perder do União ABC e Atlético-PR bater o Rio Preto. Neste caso, os três times empatarão em 6 pontos, e a vantagem de 4 gols de saldo do rubro-negro terá de ser superada pelo União.

Novo regulamento: um eliminado volta nas quartas

A Federação Paulista de Futebol (FPF) mudou as regras da Copinha para esta edição: agora classificam-se dois por grupo, e não apenas o líder e os 6 melhores segundos colocados, como nos anos anteriores.

Sendo assim, 56 times vão à primeira eliminatória em mata-mata, que termina com 28 clubes vivos, e depois sobram 14 - é aí que se encontra a principal diferença.

Um rodada de confronto direto com 14 equipes resulta em 7 vencedores. Para a conta fechar, o oitavo elemento será um dos eliminados nas oitavas, o que tiver melhor campanha até este momento do torneio.

Desde então, tudo corre normalmente: quartas de final, semi e decisão. Os duelos, vale lembrar, serão disputados em apenas uma partida.