Topo

Botafogo se defende sobre uso de cadeiras de praia na avaliação de atletas

Jogadores do do Botafogo fazem exames odontológicos em cadeiras de praia - Vitor Silva/SS Press/Botafogo
Jogadores do do Botafogo fazem exames odontológicos em cadeiras de praia Imagem: Vitor Silva/SS Press/Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/01/2016 12h25

A reapresentação dos jogadores do Botafogo nesta segunda-feira ganhou repercussão na internet por conta de uma foto, divulgada pelo próprio clube, onde jogadores realizavam avaliações odontológicas sentados em cadeiras de praia. Um dia após a polêmica, o Alvinegro emitiu uma nota oficial minimizando o ocorrido e repudiando o destaque dado por veículos de imprensa.

No comunicado, o Botafogo se defende alegando que as cadeiras oferecem conforto, e aproveitam para enaltecer o departamento odontológico que o clube disponibiliza para atletas no Engenhão, ressaltando que toda a avaliação foi feita com os pré-requisitos de cuidado e higiene.

Confira a nota oficial abaixo:
“A pré-temporada do Botafogo começou! O clube otimizou o tempo dos exames colocando todas as estações em General Severiano, dividindo o espaço entre nutricionista, médicos, preparação física, dentistas... Evidentemente, não era necessário instalar uma clínica completa para apenas um dia de avaliação. Exames mais aprofundados serão feitos posteriormente.

Por este motivo, alguns veículos de imprensa criticarem haver cadeiras de praia na avaliação inicial odontológica é descabido e fora de propósito, por falta de apuração.

O Botafogo é um dos poucos clubes no Brasil a possuir um moderno Departamento Odontológico à disposição no Estádio Nilton Santos e profissionais qualificados e capacitados em odontologia do esporte, de forma que não iria expôr seus atletas a procedimentos inadequados. A avaliação desta segunda-feira poderia ser feita até mesmo com os jogadores de pé, porém as cadeiras, que são exclusivamente para avaliações odontológicas externas ao Departamento Odontológico, oferecem conforto e reclinam, sendo úteis para a ocasião. 
A avaliação odontológica obedeceu todas as regras de biossegurança com materiais esterilizados e os profissionais devidamente paramentados.

O Botafogo repudia as abordagens tendenciosas e pouco profissionais no primeiro dia de pré-temporada - no qual os jornalistas sequer ouviram o lado do clube, regra básica do jornalismo, - e segue firme em sua preparação, pois há muitos pontos mais importantes a serem considerados do que uma cadeira de praia.

Botafogo de Futebol e Regatas”