Topo

Grêmio dá suporte para o grupo com jogadores da base e sobe 4 atletas

Atacante Batista é um dos que subirá ao elenco profissional do Grêmio nesta quarta - Rodrigo Fatturi/Grêmio
Atacante Batista é um dos que subirá ao elenco profissional do Grêmio nesta quarta Imagem: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/01/2016 18h26

O Grêmio irá manter o projeto de formar a base do grupo com atletas formados no clube. De olho no molde de sucesso que levou Luan ao destaque no elenco, quatro jogadores sobem dos times inferiores definitivamente e são considerados prontos para utilização por Roger Machado. 

O primeiro deles e mais badalado entre todos é Batista. O centroavante autor de uma série de gols no time Sub-20 teve direitos comprados do Novo Horizontino e estará entre os jogadores que se apresentam na quarta-feira à tarde. Com 20 anos, ele terá novo vínculo publicado pelo BID até o início das competições oficiais. 
 
Outro nome conhecido e que teve bastante destaque recentemente nos torneios do Sub-20 é o meia-atacante Felipe Tontini. Vindo do Guarani, o jogador chegou ao Grêmio em 2011 e tem 20 anos. 
 
Com dificuldades no mercado para repor a saída de Galhardo, o Grêmio irá integrar o lateral Wesley, também de 20 anos. Cedido por empréstimo pelo Novo Hamburgo até o final de 2016, o jogador tem como principal característica a capacidade defensiva. É um lateral que se destaca mais no setor de retaguarda do que na frente. 
 
Por fim, o volante Kaio, que também chegou a ser utilizado no time principal no ano passado, tem a mesma idade dos companheiros e será integrado definitivamente. Vindo do Juventude, o jogador está no Grêmio desde 2012 e tem vínculo até 2017. 
 
"Eu sempre digo que nossa função é entregar o jogador o mais próximo possível do que se espera de um profissional. E eles estão neste ponto. Agora é o momento de ter uma transição natural na equipe. É necessário dedicação, trabalhar muito neste sentido. Estão aptos a trabalharem com o profissional, agora é o dia a dia e a sensibilidade do Roger em saber utilizá-los para o crescimento profissional", disse o diretor executivo da base gremista, Júnior Chávare, ao UOL Esporte. 
 
Raul e Arthur em processo de lapidação
 
Dois jogadores conhecidos na base gremista formarão com outros atletas um grupo de lapidação para chegarem ao profissional com condição de permanecer lá. Raul e Arthur trabalharão suas principais capacidades, também seguindo o que foi feito com Luan no início de 2014. Araújo, Júnior e Balbino também devem passar pelo processo.