Topo

Mourinho perde força no Manchester e passa a ter futuro incerto, diz jornal

De campeão a descartado: técnico português é cotado para assumir a Roma - GERRY PENNY / EFE
De campeão a descartado: técnico português é cotado para assumir a Roma Imagem: GERRY PENNY / EFE

Do UOL, em São Paulo

05/01/2016 09h05

Demitido do Chelsea no fim de 2015, o técnico José Mourinho era o nome mais cotado para assumir o Manchester United em 2016. No entanto, segundo o jornal inglês Daily Mail, o português - campeão inglês da última temporada pelo clube londrino - deixou de ser a prioridade para assumir o comando do United em caso de demissão de Louis van Gaal.

Neste momento, o preferido para assumir a vaga de técnico do Manchester United é Ryan Giggs. O galês defendeu o clube entre 1990 e 2014, e atualmente ocupa o cargo de assistente na comissão técnica da Van Gaal. A mudança poderá ganhar força com os resultados dos próximos três jogos, contra Sheffield Wednesday (pela Copa da Inglaterra), Newcastle e Liverpool (pelo Campeonato Inglês).

“A questão é saber se eles seriam corajosos o suficiente para confiar na promoção de Giggs em meio a mais uma crise no meio de uma temporada”, descreve o jornal.

Mourinho também foi especulado, embora sem a mesma força, no Real Madrid. O português poderia assumir o clube na temporada 2016/2017. Sem Rafa Benítez, o clube seria comandado até o fim da temporada 2015/2016 pelo espanhol Juande Ramos, atualmente desempregado.

Benítez foi demitido nesta segunda-feira, mas as especulações a respeito de sua sucessão não se concretizaram. O Real Madrid promoveu Zinedine Zidane (então no Real Madrid Castilla) à equipe principal, com contrato até o fim da temporada 2017/2018.

Sem espaço no Chelsea, no Manchester United ou no Real Madrid, José Mourinho ainda não tem seu destino conhecido pelo público. Ainda segundo o Daily Mail, o destino mais provável neste momento passa a ser a volta ao futebol italiano, onde comandou com sucesso a Inter de Milão entre 2008 e 2010.

“Na última noite, havia rumores de uma conversa com a Roma. Um convite para retornar à Itália parece atraente, uma vez que o ex-treinador da Inter de Milão não esconde seu desejo de voltar a trabalhar o mais rápido possível”, descreve a publicação inglesa, pouco otimista. “Para Mourinho (…), o futuro parece incerto”, conclui.