Topo

Palmeiras suspende postura agressiva, mas ainda pode ter reforços para 2016

Atacante Erik, novo reforço do Palmeiras para 2016, custou R$ 13 milhões - Divulgação/Palmeiras
Atacante Erik, novo reforço do Palmeiras para 2016, custou R$ 13 milhões Imagem: Divulgação/Palmeiras

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

05/01/2016 06h00

O Palmeiras começou a preparação para 2016 atuando de forma agressiva no mercado: antes do final do ano passado, selou as contratações do goleiro Vagner, dos zagueiro Edu Dracena e Roger Carvalho, do volante Rodrigo, dos meias Moisés e Régis e do atacante Erik. O torcedor, entretanto, não verá nada parecido com os 25 reforços trazidos em 2015 - o clube já tirou o pé na busca, e pode não trazer mais ninguém.

Internamente, o ciclo de contratações do alviverde é dado praticamente como encerrado - diretores consideram baixa a probabilidade de que mais alguém seja incorporado ao time que inicia a disputa do Campeonato Paulista. Baixa, mas não impossível.

A partir de agora, o Palmeiras ficará atento aos chamados "negócios de oportunidade" - chances de trazer jogadores interessantes para a disputa da Libertadores caso apareçam boas possibilidades por valores considerados razoáveis dentro do clube.

Um exemplo ocorreu em 2015 com o lateral esquerdo Egídio, que se desvinculou do Dnipro, da Ucrânia, em março - sem contrato, entrou no radar do diretor de futebol Alexandre Mattos e foi contratado.

É em modelos parecidos com este que podem aparecer novos nomes no elenco que estará à disposição do técnico Marcelo Oliveira. Se surgir uma chance de contratação de peso em boas condições de negociação, ela também será estudada.

Enquanto isso, o clube segue trabalhando para contratar em definitivo Rafael Marques - as negociações com o Henan Jianye da China estão caminhando de forma lenta, mas ainda há otimismo sobre a possibilidade de manter o atacante, vice-artilheiro alviverde na temporada.