Topo

Saiba o que esperar da volta de Ronaldinho ao Flu nos Estados Unidos

Ronaldinho Gaúcho participará de ao menos 45 minutos nas partidas da Florida Cup - Nelson Perez/Fluminense FC
Ronaldinho Gaúcho participará de ao menos 45 minutos nas partidas da Florida Cup Imagem: Nelson Perez/Fluminense FC

Bernardo Gentile e Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/01/2016 06h00

A participação de Ronaldinho Gaúcho na pré-temporada do Fluminense será o grande chamariz de holofotes do clube nos Estados Unidos. No entanto, suas aparições serão esporádicas e cercadas de marketing.

O craque se juntará à delegação já no país norte-americano, onde o Tricolor desembarca nesta terça-feira e fica até o dia 21 de janeiro. Suas obrigações, até o momento, se resumem a ações publicitárias que o clube promoverá na terra do Tio Sam e a apenas alguns minutos em campo no Florida Cup, torneio que já havia selado este acordo quando o meia ainda possuía contrato com o Fluminense.

Na competição, a equipe fará dois jogos: dia 17, contra o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e dia 20, diante do Internacional. A tendência é a de que R10 atue por até 45 minutos.

O Fluminense já tomou conhecimento de que o jogador se encontra em boas condições físicas para suportar os compromissos.

Na programação de marketing tricolor, estão previstas na primeira semana o “Disney Parade”, dia 8, onde ocorrerá um desfile em carro aberto no famoso parque de diversões; e o “NBA Game Shootout Challenge”, dia 9, no intervalo da partida entre Orlando Magic e Washington Wizards, com um jogador (provavelmente Ronaldinho) e um sócio-torcedor do clube.

Na semana seguinte, dia 15, o Fluminense ainda promove o lançamento da segunda edição do livro “We are the Legend” e tarde de autógrafos com presença de atletas na loja “United World Soccer”, no Florida Mall. Dia 17, ocorrerá um jantar com a delegação e sorteio de brindes para sócios em uma churrascaria brasileira.

A participação de Ronaldinho Gaúcho na pré-temporada nos Estados Unidos dividiu opiniões no clube. O capitão da equipe Fred, por exemplo, foi um dos que enxergou pontos negativos na presença do craque no período de treinamentos.

Irmão e empresário do meia, Assis informou, em entrevista ao jornal britânico The Times, que o futebol americano e o asiático são os destinos mais prováveis de R10 para 2016. Ele não atua desde setembro de 2015.

Decepção no Fluminense
Ronaldinho Gaúcho agitou o mercado da bola ao ser anunciado pelo Fluminense dia 11 de julho após uma batalha do Tricolor com o Vasco pelo jogador. O meia, aliás, acabou sendo apresentado à torcida justamente no clássico contra o rival, dia 19 de julho, o que aumentou ainda mais a rivalidade entre os clubes.

Sua estreia aconteceu dia 1º de agosto contra o Grêmio, para mais de 33 mil pessoas no Maracanã, quando o Flu venceu por 1 a 0 e ele participou do gol feito por Marcos Júnior.

A sequência do craque pelo clube, no entanto, foi muito aquém do esperado e, mesmo tendo contrato até o fim de 2016, decidiu por rescindir o vínculo após ter disputado apenas nove partidas e não ter feito nenhum gol.