Topo

Recém-chegado, Muricy já tem missão complicada com Guerrero no Fla

Com ajuda de Muricy, Paolo Guerrero (foto) terá que superar jejum de quase cinco meses - Gilvan de Souza/ Flamengo
Com ajuda de Muricy, Paolo Guerrero (foto) terá que superar jejum de quase cinco meses Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/01/2016 07h44

Muricy Ramalho está renovado. Em entrevistas e conversas, o novo técnico do Flamengo não esconde a disposição para o novo trabalho após alguns meses de descanso e estudo. As primeiras missões na reformulação do questionado departamento de futebol rubro-negro, no entanto, não serão das mais fáceis. Uma delas, quase fundamental, dirá muito sobre o futuro do time: a recuperação do atacante Paolo Guerrero.

O novo comandante do time da Gávea terá a responsabilidade de ajudar o jogador mais caro do elenco a superar a má fase que já dura alguns meses. O craque da camisa 9 não sabe o que é balançar as redes desde 23 de agosto de 2015.

O dado negativo impressiona e deixa o Rubro-negro em situação delicada. Recuperar o atacante é uma obsessão no Flamengo. Os dirigentes estão convictos de que o principal investimento dos últimos anos vai render frutos e corresponder. Porém, o prazo é curto com as cobranças da torcida e assédio cada vez maior do mercado estrangeiro.

Muricy precisará estabelecer um novo sistema de jogo que ajude o centroavante. Na visão do companheiro de ataque de Guerrero, Emerson Sheik, o time acabou não ajudando o craque em 2015.

"Acabou faltando de todo mundo. Se faltou dele, faltou dos outros também. O time precisa acertar melhor isso", disse Sheik, acreditando que 2016 será diferente. "Ele também sabe que faltou mais. Mas é craque, o melhor camisa 9 dos países sul-americanos. A galera pode saber que o gringo vai bombar em 2016", falou Emerson.

Muricy terá ao menos um fator para ajudá-lo neste início. Após seguidos problemas no final de 2015, a expectativa do departamento médico é que Guerrero esteja enfim recuperado da lesão no tornozelo direito que o limitou no fim da última temporada.

Se por um lado espera ter o "reforço" de um Guerrero em alto nível, Muricy ainda não tem outros nomes de peso para o início do trabalho. Além das chegadas do zagueiro Juan, do goleiro Alex Muralha, do lateral Rodinei e do volante William Arão, o treinador, bem como a torcida, espera duas grandes contratações para este mês de janeiro.

Muricy terá seu primeiro contato com os jogadores na quarta-feira (6), quando o grupo se apresenta para exames médicos na Gávea. Na quinta, os rubro-negros viajam para Mangaratiba – cidade da região da Costa Verde fluminense –, palco da pré-temporada. O primeiro compromisso oficial será no dia 21, contra o Ceará, em amistoso no Nordeste. No dia 24, o jogo será contra o Santa Cruz.