Topo

Grêmio abre 2016 com grupo de 32 jogadores, mas prevê 'enxugamento'

Roger Machado quer um grupo um pouco menor de jogadores para a temporada - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Roger Machado quer um grupo um pouco menor de jogadores para a temporada Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/01/2016 10h56

O Grêmio começa 2016 nesta quarta-feira. No CT Luiz Carvalho, onde realizará pré-temporada, o time gaúcho se reapresenta às 16h. Com grupo de 32 jogadores e poucas novidades, o Tricolor ainda prevê um 'enxugamento' nas próximas semanas. 

"A reapresentação dos jogadores não significa que eles ficarão conosco no elenco principal. Eles voltam hoje, mas o Roger [Machado, técnico] quer trabalhar com um grupo mais enxuto. Vamos ter mudanças, sim. Pode ser que a maioria fique. Mas vai mudar um pouco o grupo ainda", disse o vice de futebol Cesar Pacheco ao UOL Esporte. 
 
O Grêmio quer abrir espaço para a contratação de mais um zagueiro, um meia e um atacante. As novidades na apresentação serão o zagueiro Kadu, que veio do Atlético-PR, o lateral Wallace, emprestado pelo Chelsea e os jovens Tontini, Wesley, Batista e Kaio, que subiram da base. Além de Lucas Coelho e Werley, que regressam de empréstimo. 
 
"Não queremos é fazer um grupo diferente de trabalho. Separar jogadores. Aqueles que não ficarão no principal, treinarão no transição [time usado para aprimorar jovens e jogadores que não estão nos planos] e darão suporte ao grupo", garantiu Pacheco.
 
Braian Rodríguez e Fernandinho, por exemplo, estão livres para acertar saídas do clube. No entanto não receberam propostas interessantes até agora. Estarão no retorno ao trabalho, nesta quarta. O goleiro Tiago é outro que pode ser emprestado. 
 
E o elenco de transição também recebeu atletas que voltaram de empréstimo. São os casos do atacante Paulinho, do lateral direito Tinga e do meia Wangler, que não devem ser integrados ao grupo de cima. 
 
Wallace chegou a Porto Alegre no início da noite de quarta-feira e ainda não foi oficializado pelo Tricolor devido a falta de um documento. "É uma espécie de seguro que o clube pede. Para saber que o jogador está feliz no seu clube de empréstimo. É uma garantia para seu atleta exigida pelo Chelsea", afirmou o vice. 
 
Confira os jogadores que se apresentam ao Grêmio:
 
Goleiros: Marcelo Grohe, Tiago, Léo e Bruno Grassi
Laterais: Wesley, Wallace, Marcelo Hermes e Marcelo Oliveira
Zagueiros: Pedro Geromel, Kadu, Rafael Thyere, Werley e Bressan
Volantes: Maicon, Edinho, Moisés, Ramiro, Walace e Kaio
Meias: Tontini, Douglas, Giuliano, Linclon e Maxi Rodríguez
Atacantes: Luan, Fernandinho, Batista, Everton, Braian Rodríguez, Bobô, Lucas Coelho e Pedro Rocha.