Topo

Grêmio se reapresenta com apoio da torcida e pressão por fim de jejum

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/01/2016 16h47

Com 32 jogadores, o Grêmio retomou atividades na tarde desta quarta-feira. No CT Luiz Carvalho, os discursos do comando e do técnico Roger deixaram claro o objetivo do ano: encerrar o jejum de títulos. O presidente Romildo Bolzan Júnior não escondeu que o período sem vencer aumenta a expectativa para 2016, mas a confiança no elenco principalmente mantido do ano passado garante tranquilidade. 

A única contratação apresentada foi Kadu, que chegou do Atlético-PR. Wallace ainda não foi anunciado oficialmente, por isso não fez parte da apresentação, mas esteve no clube. Werley e Lucas Coelho, que voltaram de empréstimo, estiveram no elenco. Os quatro jovens que subiram da base: Tontini, Kaio, Wesley e Batista, completaram o grupo. 

Logo de cara, os atletas viram a importância do ano. Do lado de fora do CT, cerca de 20 torcedores munidos de bandeiras recepcionavam os que chegavam pedindo títulos. E o tom foi o mesmo no discurso dos cartolas. 

"Teremos um 2016 de muitas competições, mas um compromisso inadiável de títulos. Co.ocamos no vestiário pra vocês verem e vamos ter por objetivo todos os dias as três taças importantes conquistadas pelo Grêmio. E vocês merecem conquistar isso. Com jogadores que voltam, com aqueles que querem retomar a carreira, com os que chegaram, e nosso elenco mantido, todos vocês merecem a conquista destes títulos. Sempre comemoramos e sofremos juntos, e é o ano de colocar a pedra que falta no nosso tabuleiro. Todos nós merecemos isso", disse o diretor executivo de futebol, Rui Costa.

Até mesmo atletas com boas chances de deixarem o Tricolor ouviram os discursos rápidos antes do primeiro período de testes físicos. São exemplos dos que podem ir embora: Braian Rodríguez, Fernandinho e Maxi Rodríguez. 

O presidente Romildo Bolzan Júnior manteve o mesmo tom ao avaliar as expectativas do ano. "A manutenção do grupo indica conquista de títulos. E mantivemos a maioria dos jogadores do ano passado porque temos confiança no que construímos. É temos mais peças para chegar. No ano passado tudo era duvidoso. Estávamos construindo este trabalho. Mas neste ano não. Chegamos na final do Gauchão, disputamos a Copa do Brasil, criamos uma expectativa e chegamos na Libertadores. Agora temos que conquistar. Vocês são a parte mais visível deste processo. O Grêmio está há cinco anos sem ganhar, o nível de exigência será enorme. Tenho certeza que neste ano o Grêmio vai sair campeão", afirmou. 

Roger Machado, que renovou contrato e segue no comando do time, também enalteceu a necessidade de vitórias. "A temporada inicia e é um tempo de conquista. Temos que fazer mais e melhor que no ano passado. Teremos competições importantes e melhor significa títulos. O que marca na carreira do atleta são conquistas e vamos focar no trabalho, na disciplina e tenho certeza que vamos vencer juntos", disse. 

Os jogadores realizaram atividade de academia com complemento no campo. A pré-temporada gremista será realizada em Porto Alegre, ao contrário dos últimos anos quando a serra gaúcha recebia as atividade. 

Confira a lista de apresentados: 

Goleiros: Marcelo Grohe, Tiago, Léo e Bruno Grassi
Laterais: Wesley, Marcelo Hermes, Wallace e Marcelo Oliveira
Zagueiros: Pedro Geromel, Kadu, Rafael Thyere, Werley e Bressan
Volantes: Maicon, Edinho, Moisés, Ramiro, Walace e Kaio
Meias: Tontini, Douglas, Giuliano, Lincoln e Maxi Rodríguez
Atacantes: Luan, Fernandinho, Batista, Everton, Braian Rodríguez, Bobô, Lucas Coelho e Pedro Rocha.