Topo

Lugano confirma volta ao SP: "Não posso dar as costas à minha história"

Do UOL, em São Paulo

06/01/2016 20h30

Diego Lugano confirmou na noite desta quarta-feira, em entrevista coletiva no Paraguai, que deixa o Cerro Porteño e voltará a jogar no São Paulo. Em entrevista coletiva realizada no aeroporto de Assunção, o zagueiro de 35 anos afirmou que não pode dar as costas à história e ao carinho que tem pelo São Paulo.

“Estive esses dias com os companheiros e com o clube. Para falar da situação, da situação de voltar ao São Paulo, e como se sabe eu tive uma história no Brasil, vocês sabem que as pessoas gostam muito de mim. Entendo que não posso dar as costas à minha história e ao carinho que tenho pelo São Paulo. Tive que tomar essa decisão. A decisão foi muito difícil, mas tenho 35 anos e tive que tomá-la”, disse Lugano, em entrevista reproduzida pela rádio Primero de Marzo.

Na tarde de quarta-feira Lugano encaminhou o acordo pela rescisão de contrato com o Cerro Porteño, depois de expor à diretoria do clube paraguaio em um primeiro encontro, na terça-feira, que gostaria de sair para o São Paulo. Lugano agora viaja para Montevidéu onde passará alguns dias até resolver os últimos detalhes de sua rescisão e da assinatura com o São Paulo, para então viajar ao Brasil para ser apresentado.

Como já confirmado pelo presidente do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, já há um acerto contratual com Lugano para que o zagueiro volte ao Morumbi em 2016. Ainda há, porém, detalhes contratuais a serem decididos, como o tempo de contrato: o zagueiro deve assinar com o São Paulo por um ano, até o fim de 2016, com gatilho de renovação de mais uma temporada por opção do clube. 

O Cerro Porteño não aceitou a interpretação de que o contrato de Lugano previa liberação de graça, sem direito a indenização, em caso de uma proposta salarial superior à que ele recebe no Paraguai, de 70 mil dólares (R$ 280 mil). Apesar disso, o presidente Juan José Zapag entendeu que precisaria liberar o jogador e aceitou acordo por valor menor que o esperado – caberá a Lugano ou ao São Paulo arcar com a rescisão.