Topo

Nos EUA, Fluminense terá 'invasão' de atletas formados em Xerém

Gustavo Scarpa e Marcos Júnior são crias do Flu e se tornaram destaques - Bruno Haddad / Site oficial do Fluminense
Gustavo Scarpa e Marcos Júnior são crias do Flu e se tornaram destaques Imagem: Bruno Haddad / Site oficial do Fluminense

Bernardo Gentile e Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/01/2016 06h00

Não há como dizer que a equipe do Fluminense não terá um DNA tricolor em 2016. Dos 30 jogadores relacionados para a pré-temporada nos Estados Unidos, exatamente metade foi formada nas divisões de base do clube, conhecida como a “Fábrica de Xerém”.

Alguns deles dão seus primeiros passos no profissional, casos do goleiro Matheus Phillipe e do meia Danielzinho. Outros cresceram ao longo do ano passado e se tornaram peças de destaque para 2016, como o meia Gustavo Scarpa e o atacante Marcos Júnior.

Já Diego Souza, por exemplo, é um caso emblemático. Ele foi revelado em 2003 como uma promessa, não chegou a vingar completamente, rodou por diversos clubes e agora retorna com status de craque para vestir a camisa 10 tricolor.

Em 2015, o trabalho com a base se transformou em retorno financeiro para as Laranjeiras, já que o Fluminense concretizou as milionárias vendas dos atacantes Kennedy (Chelsea-ING) e Biro Biro (Shanghai Shenxin-CHI), do meia Gérson (Roma-ITA), além do empréstimo do meia Robert para o Barcelona B (ESP).

O Tricolor desembarcou nos Estados Unidos na última terça-feira e realizará sua pré-temporada por lá até o dia 21 de janeiro. Neste período, disputará a Floripa Cup e enfrentará o Shakhtar Donetsk (UCR) e o Internacional.

Veja abaixo os 15 pratas da casa relacionados para os EUA:

Goleiros
Marcos
Matheus Philipe

Laterais
Ayrton
Léo Pelé,  Marlon

Zagueiros
Nogueira
Elivélton
Marlon

Meias
Douglas
Diego Souza
Danielzinho
Eduardo
Gustavo Scarpa
Higor Leite

Atacantes
Marcos Júnior