Presidente da Concacaf aceita ser extraditado para Estados Unidos

Do UOL, em São Paulo

  • AFP / ORLANDO SIERRA

    Alfredo Hawit foi preso em dezembro, acusado de receber propina em negociações de TV

    Alfredo Hawit foi preso em dezembro, acusado de receber propina em negociações de TV

Alfredo Hawit aceitou ser extraditado para os Estados Unidos. O hondurenho é vice-presidente da Fifa e presidente da Concacaf (responsável pelo futebol nas Américas do Norte e Central e no Caribe) e estava preso na Suíça.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelas autoridades suíças. Segundo comunicado oficial, a Secretaria Federal de Justiça autorizou a extradição "por meio de um procedimento simplificado".

"Em seu primeiro depoimento à polícia em Zurique, Hawit havia se posicionado contrário a uma extradição aos EUA; por isso, a Secretaria Oficial de Justiça havia pedido aos EUA que apresentasse uma solicitação formal de extradição. Hoje, em interrogatório, (Hawit) declarou estar de acordo com sua extradição aos EUA. Desta forma, a Secretaria Federal de Justiça pôde autorizar de imediato sua extradição por meio de um procedimento simplificado", diz o comunicado da entidade suíça.

"Segundo a legislação suíça relativa à assistência judicial em matéria penal, o dirigente esportivo deverá ser entregue no prazo de até dez dias a uma escolta policial norte-americana para ser levado aos EUA. Por razões de segurança e de proteção da intimidade, não derão divulgados detalhes a respeito do momento da entrega", acrescenta a nota.

Hawit foi preso em Zurique no dia 3 de dezembro, mediante pedido do Departamento de Justiça dos Estados Unidos que solicitavam sua extradição. O hondurenho é acusado de aceitar propina de empresas de marketing esportivo em negociações de direito de transmissão de torneios na América Latina.

Curiosamente, Hawit assumiu a presidência da Concacaf após a prisão de Jeffrey Webb, então mandatário da entidade, igualmente acusado de envolvimento em casos de corrupção. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos