Topo

Rivalidade entre Atlético e Cruzeiro chega na rodoviária de Belo Horizonte

Atlético-MG faz ação de marketing na rodoviária de Belo Horizonte - Reprodução internet
Atlético-MG faz ação de marketing na rodoviária de Belo Horizonte Imagem: Reprodução internet

Do UOL, em Belo Horizonte

07/01/2016 08h00

Perto de completar 95 anos de história, o clássico entre Atlético-MG x Cruzeiro é um dos mais importantes do Brasil e a rivalidade está entre os torcedores está entre as maiores do futebol mundial. A disputa mais recente entre os dois mais populares clubes de Minas Gerais não acontece dentro de campo, mas por toda a cidade de Belo Horizonte. Ações de marketing e a disputa pelo termo “Time do Povo” é o novo capítulo do quase centenário Atlético x Cruzeiro.

Quem passou pela área central de BH na madrugada de quinta-feira foi surpreendido com a nova fachada da rodoviária. São imagens da torcida do Atlético, o escudo do clube e a frase “Você é sempre bem-vindo à Cidade do Galo. O verdadeiro Time do Povo. Desde 1908”, numa clara resposta à campanha iniciada pelo rival em setembro passado, que contou, inclusive, com a exploração da parte interna da rodoviária da capital.

Ainda na primeira quinzena de dezembro o Cruzeiro instalou vários painéis divulgando o seu plano de sócio torcedor em colunas que ficam na área de embarque e desembarque de passageiros. “Seja sócio do Time do Povo”, era o anúncio da modalidade mais barata que o clube celeste disponibiliza a seus torcedores.

O Cruzeiro escolheu a rodoviária justamente pelo público que frequenta local, prioritariamente das classes mais baixas. E também para provocar o rival alvinegro, que desde julho do ano passado exibe sua marca nos nove fingers (pontes de embarque) do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, que fica na região metropolitana de Belo Horizonte.

Menos de um mês depois de o Cruzeiro iniciar sua propaganda na rodoviária, o Atlético seguiu o mesmo caminho. Além de se intitular ‘o verdadeiro time do povo’, por ser tratado como o time de massa em Minas Gerais, o clube alvinegro também divulga seu sócio torcedor. No entanto, o espaço utilizado pelo marketing atleticano é bem maior, o que promete gerar novos capítulos na rivalidade entre os principais times da capital.

Rivalidade essa que se acirrou nas últimas temporadas, em função do bom desempenho dos rivais em campo. Nos últimos quatro anos o Atlético venceu a Copa Libertadores, uma Copa do Brasil, uma Recopa e foi duas vezes vice-campeão brasileiro. Enquanto o Cruzeiro ganhou o Brasileirão em duas oportunidades seguidas, além de um vice-campeonato na Copa do Brasil.

Aliás, a Copa do Brasil de 2014, vencida pelo time alvinegro sobre o celeste, os 11 clássicos de invencibilidade do Atlético nesse período e a primeira vitória do Cruzeiro sobre o rival no Independência foram fatores que contribuíram bastante para o lado bom da rivalidade entre atleticanos e cruzeirense. Cada vez mais presentes nas ruas de Belo Horizonte.