Topo

São Paulo tem atuação discreta no mercado, mas consegue evitar desmanche

São Paulo diz ter recusado oferta milionária por Rodrigo Caio em dezembro - Ronny Santos/Folhapress
São Paulo diz ter recusado oferta milionária por Rodrigo Caio em dezembro Imagem: Ronny Santos/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

08/01/2016 06h00

O São Paulo passou por problemas financeiros em 2015 – atrasos de salários, reclamações públicas de jogadores. Neste começo de ano, é o clube mais discreto no mercado dentre os três grandes da capital Paulista: apenas uma contratação confirmada oficialmente, a do chileno Mena, contra três do Corinthians e sete do Palmeiras. Apesar disso, há motivos para comemorar: o tricolor vem conseguindo, ao contrário do rival alvinegro, evitar um desmanche e segurar seus principais jogadores.

O clube do Morumbi perdeu três jogadores no final de 2015: Pato, que estava emprestado, voltou ao Corinthians; Rogério Ceni se aposentou e Luis Fabiano se transferiu para o futebol chinês. As três saídas já eram esperadas e estavam planejadas desde o meio do ano.

No elenco são paulino, o jogador com mais mercado na Europa é Rodrigo Caio. Depois de uma negociação fracassada, o volante teve, segundo o presidente Carlos Augusto de Barros Silva, o Leco, uma proposta da Inglaterra em dezembro – Leco diz que recusou 15 milhões de euros.

Ganso, que durante a temporada foi alvo do Orlando City, dos EUA, também chegou a ter seu nome ligado a outros clubes no fim do ano – o Santos foi um deles. O meia chegou a dar entrevista negando a saída, e foi mantido no elenco.

São semelhante os casos de Michel Bastos e Thiago Mendes, outros destaques do time em 2015. O argentino Ricardo Centuríon, por sua vez, teve dificuldades de adaptação e manifestou vontade de sair. Mudou de opinião após a chegada do técnico Edgardo Bauza. O comandante argentino afirmou que conta com o atacante, que deve começar a temporada como parte do elenco.

Poucos reforços por enquanto, mas situação diferente da vivida pelo rival Corinthians: o alvinegro já perdeu Cássio, Ralf, Jadson, Renato Augusto e Vagner Love. Elias também está na mira de clubes da China, assim como o zagueiro Gil.

No final, quando a janela de transferências fechar, o São Paulo pode estar comemorando o fato de ter contratado poucos reforços e mantido seus principais jogadores.