Topo

Ansioso por acerto, Rafael Marques espera Palmeiras e treina em Araraquara

 Em 56 jogos disputados, Rafael Marques marcou 15 gols, três deles em clássicos - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Em 56 jogos disputados, Rafael Marques marcou 15 gols, três deles em clássicos Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

09/01/2016 06h00

Rafael Marques ainda não sabe se voltará a defender as cores do Palmeiras. À espera de uma definição em relação à negociação com os chineses, o atacante segue a rotina de treinos em Araraquara, sua cidade natal.

De acordo com pessoas próximas ao jogador, o momento é de ansiedade por um acerto. Rafael Marques esperava iniciar a pré-temporada com o restante do grupo alviverde, que viajou a Itu nesta sexta-feira para oito dias de treinamento.

Enquanto as diretorias de Palmeiras e Henan Jianye não chegam a um acordo, o atleta realiza até três horas de exercícios físicos, em uma academia de Araraquara. Os trabalhos incluem ainda partidas de futevôlei. O jogador também não tem data para se reapresentar à equipe chinesa.

O preço estipulado pelo time chinês para compra dos direitos do atacante é de US$ 1,5 milhão (R$ 6,1 milhões). O Palmeiras tinha prioridade até o dia 31 de dezembro, data do fim do contrato de empréstimo de um ano.

No total, os chineses recusaram quatro propostas do clube paulista, que iniciou as tratativas apenas em dezembro, ao contrário do que fez em relação ao trio Fernando Prass, Vitor Hugo e Zé Roberto -- esses jogadores renovaram o contrato em setembro passado. 

Apesar do cenário de incerteza, uma determinação é certa: Rafael Marques não voltará à China. A ideia é só abrir negociações com outros times brasileiros após o Palmeiras desistir oficialmente dele.

 A contratação de Rafael Marques é um dos objetivos do Grêmio para a temporada 2016. O clube gaúcho espera pela definição entre Palmeiras e Henan Jianye para tentar trazer o jogador. Em novembro, a reportagem do UOL Esporte apurou que 11 clubes, incluindo o time tricolor, sondaram o atacante.

Apesar de ter terminado a temporada 2015 na reserva do time de Marcelo Oliveira, o atacante viveu bons momentos com a camisa do Palmeiras. Em 56 jogos disputados, Rafael Marques marcou 15 gols -- três deles em clássicos.
 
No segundo semestre, depois da saída de Oswaldo de Oliveira, o atacante perdeu espaço na equipe alviverde e viu Gabriel Jesus ser escalado pelo lado do campo. Nas duas decisões da Copa do Brasil, o jogador entrou em campo logo nos primeiros minutos, depois de o titular deixar o time lesionado.