Topo

Grêmio define Libertadores como guerra e vê vídeos dos títulos de 1983 e 95

Maicon quer que o Tricolor comece a "guerra" nos treinamentos para ganhar Libertadores - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Maicon quer que o Tricolor comece a 'guerra' nos treinamentos para ganhar Libertadores Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/01/2016 06h00

Libertadores para o Grêmio é 'guerra'. Este foi o termo usado por ao menos dois jogadores para definir a competição. E para estar preparado para vencer a batalha, os atletas usam os treinamentos para trabalhar até o 'espírito'. 

"O espírito da Libertadores se constrói nos treinamentos. É uma competição difícil e tem que ser este pensamento de guerra mesmo. Já temos que estar com isso na cabeça nos treinos. Ali não somos adversários, estamos em grupo. Mas todos se preparam muito bem. Nosso treinador é muito coerente e vamos ter uma disputa sadia, sempre respeitando o colega. Não somos adversários, mas nos treinos já começamos a treinar este espírito de guerra para Libertadores e todas as demais competições", definiu o volante Maicon. 
 
A direção do Grêmio aproveitou a volta das competições e fez questão de espalhar pelo vestiário fotos dos títulos do time, principalmente no torneio mais importante do continente. Dia após dia os jogadores veem imagens das conquistas de 1983 e 1995 para imaginarem-se erguendo a mesma taça neste ano. 
 
E a frequência com que repete a necessidade de voltar a conquistar títulos gera reflexos nas palavras até de quem chegou há pouco. O zagueiro Kadu usa termos semelhantes ao capitão Maicon para detalhar o pensamento sobre a competição prioritária no primeiro semestre. 
 
"Todo jogo na Libertadores será uma guerra. Estamos estudando todos os adversários e tento manter o pensamento no que quero fazer em campo. Vou dar o melhor em campo e esta é minha característica. Sou um jogador bem neste estilo de luta, de garra", disse. 
 
A Libertadores começa para o Grêmio no dia 17 de fevereiro, contra o Toluca, no México, à 0h (horário de Brasília). No grupo 6 da competição, o Tricolor ainda enfrentará San Lorenzo e LDU.