Topo

Grêmio se considera em destaque no mercado da bola mesmo com só 2 reforços

Maicon foi um dos jogadores mantidos do ano passado. Foi comprado por R$ 7 mi - Lucas Uebel/Grêmio
Maicon foi um dos jogadores mantidos do ano passado. Foi comprado por R$ 7 mi Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL em Porto Alegre

10/01/2016 06h00

Foram apenas duas contratações, nenhum nome de peso ou grande investimento, sem jogadores de seleção ou mesmo atletas que gerem festa na chegada. Mas mesmo assim o Grêmio se considera em destaque no mercado. E o motivo é simples: perdeu apenas dois jogadores do time titular em relação à temporada passada. 

Galhardo e Erazo foram os únicos a deixarem o clube. O restante da escalação, com reservas imediatos, seguiram à disposição de Roger Machado, que também renovou seu contrato. E por não perder peças fundamentais, o Tricolor se vê em vantagem. 
 
"Temos muitos times, até concorrentes na Libertadores, perdendo muitos jogadores. Nós não. Mantivemos os principais nomes do grupo, temos 90% dos jogadores do ano passado que provaram toda sua qualidade em uma campanha muito boa. Isso é algo que temos que sublinhar", disse o diretor executivo de futebol do clube, Rui Costa. 
 
Para enaltecer as permanências, o Grêmio ainda iniciou uma série de 'reapresentações'. Jogadores que renovaram contrato ou tiveram direitos comprados após empréstimo terão o mesmo evento de apresentação que tiveram quando chegaram no passado. O primeiro foi Maicon. Pedro Geromel, Douglas e Marcelo Grohe devem seguir tal expediente. 
 
"Mantivemos uma base muito boa do ano passado. Não estamos perdendo jogadores. Isso nos deixa muito motivados com a Libertadores e as competições que temos pela frente", afirmou o vice de futebol Cesar Pacheco. 
 
Atrás de mais dois reforços ao menos, a direção gremista tenta entregar o elenco fechado ao comando técnico o mais rápido possível, mas evita prazos porque encontra dificuldades na hora de fechar com novos atletas. Até agora apenas o zagueiro Kadu e o lateral direito Wallace chegaram. 
 
O Grêmio tem na Libertadores a competição prioritária do primeiro semestre. Mesmo assim, valoriza muito a Primeira Liga e entrará sempre com titulares nesta competição. Já o Gauchão está desvalorizado e deve ser disputado, sempre que necessário, por um time descaracterizado.