Topo

Pela Euro, Valbuena fala em deixar acusação contra Benzema "para trás"

Valbuena e Benzema em ação pela seleção francesa na Copa do Mundo de 2014 - CHARLES PLATIAU/REUTERS
Valbuena e Benzema em ação pela seleção francesa na Copa do Mundo de 2014 Imagem: CHARLES PLATIAU/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

10/01/2016 12h43

Principal vítima do caso de chantagem que movimentou o futebol francês em 2015, o atacante Mathieu Valbuena falou pela primeira vez em deixar o episódio para trás. Em busca de um bom ano em campo e o título da Eurocopa com a seleção de seu país, o jogador se disse até disposto a voltar a atuar ao lado de Karim Benzema, acusado por ele de ter participado da extorsão.

“Sei que vão falar de novo desse assunto porque a Eurocopa está aí e há dois jogadores da França envolvidos nessa história, mas para mim essa história ficou para trás, quero me concentrar no futebol”, disse Valbuena, em entrevista ao canal francês TF1.

O atacante não deixou claro, no entanto, se vai retirar o processo que corre na Justiça. Valbuena acusa Benzema de ter participado de uma tentativa de extorsão contra ele. O Tribunal de Versalhes, na França, investiga o atacante do Real Madrid e mais quatro pessoas que teriam tentado tirar R$ 6 milhões do jogador do Olympique de Marselha para não divulgarem um vídeo erótico do jogador.

O processo causou sérios desdobramentos à seleção francesa, que sediará a Eurocopa em 2016. Por força do processo, Benzema não pode se aproximar fisicamente de Valbuena, o que fez o técnico Didier Deschamps deixar de convocar o atacante do Real, que ainda pode pegar até cinco anos de prisão.

Na entrevista à TF1, no entanto, Valbuena não fez objeção à ideia de voltar a atuar ao lado do compatriota na seleção. “Claro, tudo é possível. Não há problema”, disse ele.

Convocado a depor, Benzema justificou sua participação no caso dizendo ser amigo de um dos membros da quadrilha que tinha o vídeo. O jogador do Real, então, teria tentado “alertar” Valbuena, que entendeu o contato telefônico como uma ameaça e decidiu envolver o colega de seleção em sua denúncia.

No fim, o caso criou problemas para Valbuena, que também deixou de ser convocado para a França. “No momento da decisão eu fiquei triste porque o que aconteceu foi contra a minha vontade. Fui a vítima e tive a impressão de ser penalizado duas vezes. Agora, com reflexão e depois de ter falado com Deschamps, entendo a decisão dele”, disse o jogador.