Topo

Inter leva Florida Cup tão a sério que sai com festa e simula jogada alemã

Jogadores do Inter são orientados a levarem competição como jogos oficiais - Alexandre Lops/Divulgação
Jogadores do Inter são orientados a levarem competição como jogos oficiais Imagem: Alexandre Lops/Divulgação

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

11/01/2016 06h00

O Internacional embarcou no domingo para a disputa da Florida Cup, nos Estados Unidos. O período longe de casa servirá de pré-temporada e também para levar a marca do clube a outros mercados. Os jogos não valem título oficial e nem provocam rivalidade. Mas ao que parece, o Internacional está levando muito a sério o que vai ocorrer dentro de campo. 

No treinamento coletivo de sábado, o primeiro do ano, o técnico Argel Fucks orientou Alex a cobrar escanteios simulando o alemão Bellarabi, do Leverkusen. Informado sobre o estilo do time, Argel preparou sua equipe não pensando em movimentos próprios ou alterações em relação ao ano passado, mas querendo evitar as armas do oponente e ganhar o jogo, algo diferente por se tratar de um amistoso. 
 
A torcida também está levando com seriedade a ida para os Estados Unidos. Na despedida de Porto Alegre, os colorados fizeram festa para os jogadores no aeroporto, algo que normalmente acontece em jogos decisivos de competições importantes, não em torneios amistosos. 
 
No discurso da direção, ao menos, o clima é totalmente diferente. Os cartolas valorizam as ações de marketing na NBA, ocorrida na sexta-feira, e na Disney, marcada para dia 15. Além da comercialização de produtos do clube nos Estados Unidos e da exposição dos símbolos do Inter, como mascote e uniformes. 
 
Internamente, porém, há a ideia de que ganhar as partidas nos Estados Unidos pode dar uma boa 'primeira impressão' aos que ainda não conhecem o Internacional. 
 
Não é a primeira vez
 
O Inter já usou um torneio amistoso para realização de pré-temporada e na ocasião mostrou que levou a disputa a sério. Em 2008, a Copa Dubai disputada nos Emirados Árabes Unidos foi conquistada pelo Internacional com vitória na decisão sobre a Inter de Milão. E enquanto os italianos testavam jogadores da base mesmo atrás no placar, os brasileiros empenhavam-se como se disputassem um jogo de Libertadores. 
 
A vitória no torneio rendeu 1 milhão de dólares aos cofres vermelhos e ainda foi feito um DVD para eternizar o troféu amistoso, cujo título é 'Gigantes do Deserto'. Na conquista, a festa se espalhou pela capital gaúcha. 
 
O Internacional estreia na Florida Cup no dia 13 diante do Bayer Leverkusen. O primeiro treinamento nos Estados Unidos ocorre nesta segunda-feira.