Topo

Zidane não faz nada no Real sem consultar 'irmão careca'

Zidane e o amigo Bettoni: os carecas que mandam no Real  - Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images
Zidane e o amigo Bettoni: os carecas que mandam no Real Imagem: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/01/2016 06h00

O Real Madrid não terá apenas um careca no banco de reservas dando ordens ao time nos próximos meses. Serão dois: Zinedine Zidane e o auxiliar técnico David Bettoni, fiel escudeiro e amigo inseparável do astro francês. É ele quem palpita nas principais decisões tomadas por Zizou, que estreou com vitória por 5 a 0 sobre o La Coruña, no sábado. Os dois se conheceram no fim dos anos 1980, quando foram companheiros no Cannes, e desde então caminham juntos.

Um ano mais velho que Zidane, Bettoni também é francês e meio-campista, mas não chegou nem perto do sucesso do amigo dentro de campo. Enquanto o careca famoso foi do Cannes para Bordeaux, Juventus e Real Madrid, Bettoni construiu sua carreira em times de segunda, terceira e quarta divisões de França e Itália. Mas sempre acompanhando Zizou de perto.

Quando Zidane acertou com a Juventus, Bettoni também deixou a França rumo à Itália, fazendo uma peregrinação por cinco times pequenos do país, a maioria nos arredores de Turim. Nas horas vagas de ambos, os encontros eram frequentes.

Em 2001, ano em que Zidane se transferiu ao Real Madrid, Bettoni não conseguiu um acordo no futebol espanhol, mas mudou-se para o país mesmo assim. Interrompeu sua carreira por alguns meses para continuar próximo do reforço merengue. Carreira que foi marcada por rebaixamentos. Tanto na França como na Itália, Bettoni colecionou pelo menos três descensos por seus times.

Zidane também fez questão empregar o amigo ao ganhar as primeiras funções no Real fora de campo. Quando o craque se tornou auxiliar de Carlo Ancelotti, Bettoni analisava adversários. Quando Zidane assumiu o Real Madrid Castilla, Bettoni virou auxiliar, posto que agora se repete em um dos maiores times do mundo.

Segundo jornais franceses e espanhóis, Zidane consulta Bettoni para praticamente tudo relacionado aos times que dirige. O amigo de Zizou teve apenas uma rápida experiência como treinador quando encerrou a carreira, dirigindo times jovens do Cannes. Logo, no entanto, ele deixou o cargo para trabalhar no Real Madrid. E nunca mais saiu.