'Artimanha' de goleada sobre o SP é 1º toque de Tite no Corinthians 2016

Dassler Marques

Do UOL, em Orlando (Estados Unidos)

  • Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

    Danilo e Romero trocam de posição de acordo com circunstância do jogo

    Danilo e Romero trocam de posição de acordo com circunstância do jogo

Nove jogadores têm posição fixa no Corinthians que Tite desenha em meio às baixas para o início de 2016 na Flórida Cup. Não são os casos de Danilo e Ángel Romero.

A troca de posições entre os dois jogadores é trabalhada desde o primeiro treino da pré-temporada e foi inspirada por uma 'artimanha' usada por Tite na goleada de 6 a 1 aplicada sobre o São Paulo em novembro.

Nesta sexta-feira, em Orlando, a alternativa foi novamente posta em prática. Danilo inicia na posição de centroavante e Romero abre pela ponta da direita. Mas, segundo o próprio treinador, eles se invertem de acordo com a forma que o jogo se apresenta.

Na concepção de Tite, Danilo como centroavante oferece mais força na bola aérea, trabalha melhor como pivô para reter a posse e fazer tabelas. Se ele vai à ponta direita, o time perde vigor e o lateral esquerdo rival não terá um jogador dinâmico em seu encalço. Por outro lado, cresce na criação.

Já Romero é o homem certo, dentro das possibilidades atuais, para ser atacante de contragolpe. Disputa as jogadas com mais intensidade e dá alternativas para passes em profundidade. Se está do lado do campo, é solidário na marcação, tem o drible e a entrada em diagonal na área como recursos. Mas, tecnicamente, deixa a desejar.

Foi assim, no clássico do 6 a 1, que Tite explorou pontos fracos na defesa são-paulina. Romero, quando deixou o centro da área e virou ponta, fez a diferença: marcou dois gols, sofreu pênalti e infernizou a vida de Carlinhos. Antes, com Danilo no setor na primeira parte da partida, 'cozinhou' o jogo e levou vantagem na posse de bola. 

Tite espera por pelo menos mais três jogadores - um volante, um meia e um atacante de área -, além do já acertado Guilherme, para reconstruir o time após desmanche. No domingo, contra o Atlético-MG em Boca Raton, o Corinthians estreará com: Walter; Fagner, Felipe, Gil e Uendel; Bruno Henrique; Romero, Elias, Rodriguinho e Malcom; Danilo.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos