Topo

Hora extra e descanso. Santos terá cuidado especial com veteranos do elenco

Os titulares Ricardo Oliveira e Renato, e reserva Elano, terão cuidado especial no Santos - Ricardo Nogueira/Folhapress
Os titulares Ricardo Oliveira e Renato, e reserva Elano, terão cuidado especial no Santos Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Do UOL, em Santos (SP)

15/01/2016 06h00

O Santos realizará um trabalho especial para evitar lesões nos titulares mais experientes do elenco – o atacante Ricardo Oliveira, 35 anos, e o volante Renato, 36 anos. O meia Elano, 34 anos, reserva do técnico Dorival Júnior, também passará pelo mesmo processo.

O trio será submetido a uma espécie de hora-extra, já que deve chegar mais cedo ao CT Rei Pelé e, em alguns dias, estender o trabalho após o término das atividades do elenco santista.

“O atleta de idade mais avançada, como Renato e Ricardo, merecem maior cuidado por causa da idade da musculatura, ter tido mais lesões. São dois atletas que sempre se cuidaram demais. No ano passado, tivemos essa experiência com eles. Já se apresentaram de uma forma muito boa. Acreditamos que teremos uma resposta bem próxima do ano passado. Conhecemos o corpo deles. Atletas que se cuidaram a carreira toda, como eles, não trazem tanta preocupação para a gente. Certamente, no decorrer da temporada, avaliaremos a resposta à carga de treinamento, e dependendo da resposta, poderemos diminuir ou manter a caga. Não dá para fazer qualquer previsão”, afirmou o fisiologista Luiz Fernando de Barros.

Elano, que se apresentou ao elenco do Santos somente nesta semana, já que atuou no futebol indiano em dezembro, ainda será avaliado pelos profissionais do clube. A ideia é que o meia alcance a mesma condição física do ano passado.

“Elano precisa de testes para sabermos a conduta específica que apresentaremos. Queremos que ele esteja próximo do que como saiu daqui. Teremos um benefício para trabalhar com ele. Faremos avaliações. Esteiras, diferença de força, potência, equilíbrio. Sabemos que o Elano é um profissional diferenciado, junto com Renato e o Ricardo. Eles vêm antes do horário, fazem um programa especial. Se ele chegar próximo do que saiu, ficaremos satisfeitos”, disse o fisioterapeuta do clube, Avelino Buongermino.

Elano espera alcançar a melhor condição física, pois pretende renovar contrato com o Santos. O meia tem vínculo até o fim do Campeonato Paulista, mas o UOL Esporte revelou no último dia 2 que o atleta já conversou com a diretoria santista para renovar até o fim da temporada.

Ano passado, o meia só disputou o Campeonato Paulista e o início da Copa do Brasil, já que foi emprestado ao Chennaiyin FC, da Índia. Já Ricardo Oliveira e Renato foram muito mais participativos no clube em 2015. O camisa 9 realizou 62 jogos em 2015 e foi o artilheiro do time, com 37 gols. Renato disputou 53 jogos e fez dois gols.