Topo

Força ou jeito? Grêmio dosa característica para definir parceiro de Geromel

Kadu saiu na frente, mas disputa por vaga na zaga do Grêmio está aberta - Lucas Uebel/Grêmio
Kadu saiu na frente, mas disputa por vaga na zaga do Grêmio está aberta Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/01/2016 06h00

Kadu ou Fred? Quem será o parceiro de Pedro Geromel na zaga do Grêmio. Os dois contratados recentemente disputam tal posto e o comando técnico gremista dosa as características de ambos para escolher o preferido. 

Hoje Kadu está na frente. Chegou antes ao clube e já treina com bola. Fred ainda dá os primeiros passos, apenas, e será apresentado oficialmente no sábado. 
 
Mas para o começo dos jogos oficiais, ambos terão condições iguais. Roger Machado terá que escolher quem 'casa' melhor com as principais capacidades de Pedro Geromel, que é titular absoluto do time. 
 
"A gente fez a reposição da saída do Erazo com dois jogadores: Fred e Kadu. Entendo que o calendário nos exige isso porque precisaremos de mais um jogador na função. Ambos são experientes e tem a virtude do cabeceio, situações que acho importante pra completar as características do Pedro Geromel. E eu gosto de defensores construtores, que possam iniciar minha construção de jogadas de trás", explicou o técnico gremista. 
 
Kadu é um jogador mais de força. O jogador, quando apresentado, disse que a 'chegada forte' é sua principal qualidade. Um jogador 'com a cara da Libertadores'. No entanto, pelo ímpeto, talvez, cometeu quatro pênaltis no último Brasileirão. 
 
Já Fred é considerado um jogador mais técnico. Com boa capacidade de cobranças de falta e acostumado a marcar gols de cabeça, ele anotou nove vezes na última temporada quando defendeu Novo Hamburgo e Goiás. E conta ainda com o apreço do técnico Roger, que indicou sua contratação. 
 
"O Fred tem, além das características técnicas e táticas, uma batida na bola de qualidade em faltas. O Kadu tem sua imposição pelo alto e uma característica de liderança que ficou evidente no Atlético-PR. Se você me perguntar quem sai na frente pela disputa da vaga, eu gosto de dizer que tenho alternativas que possam me fazer pensar no melhor casamento e ainda chance de mexer podendo pensar no contexto em que estaremos", disse. 
 
O primeiro teste da temporada ocorrerá no domingo. Um jogo-treino contra o Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul será realizado no CT Luiz Carvalho. Fred ainda não tem condições físicas de participar do compromisso. Kadu começa como titular.